/ CURSOS NÃO CONFERENTES DE GRAU

Formação em Métodos Avançados em Ecologia Aquática

Apresentação


Este curso pretende ser prático onde os participantes aprendem e aplicam os mais recentes métodos e técnicas utilizados em investigação relacionada com os ambientes aquáticos. Os conteúdos lecionados pretendem ser transversais a várias subáreas de investigação em Ecologia Aquática, tanto em ambientes de água doce como estuarinos e marinhos, podendo ser aplicados a diferentes elementos biológicos. As técnicas são diversas e variam de ácidos gordos e açúcares, isótopos estáveis, métodos para avaliar serviços ecossistémicos, modelos preditivos, análise de multiple traits, bioinformática aplicada a dados moleculares e meta-análise. O curso será prático durante a primeira semana, e o trabalho autónomo decorrerá durante a segunda semana com vista ao desenvolvimento de um projeto/relatório. As aulas serão ministradas por investigadores doutorados que dominam as várias técnicas e que as utilizam regularmente nas suas investigações.

Informações gerais

  • Tipo: Curso Não Conferente de Grau
  • Área científica: Ciências do Ambiente
  • Classificação atribuída: Diploma/Certificado
  • Coordenação do curso: Doutora Maria João Feio (mjf@ci.uc.pt) e Doutora Verónica Ferreira (veronica@ci.uc.pt)
  • Duração: 81 horas
  • ECTS: 6
  • Numerus clausus: 20
  • Objetivos: No final do curso os formandos devem ser capazes de: Perceber as técnicas mais avançadas a que podem recorrer na investigação em ecologia aquática; conhecer os princípios básicos, equipamentos e material necessário e saber utilizar estas técnicas. Pretende-se que os estudantes adquiram:(i) Competências instrumentais, p.ex., competências em análise e síntese, organização e planificação, comunicação oral e escrita, utilização de ferramentas informáticas no âmbito da pesquisa bibliográfica e meta-análise, gestão da informação, capacidade de decisão, resolução de problemas.(ii) Competências pessoais e interpessoais, p.ex., competências em trabalho de grupo e em equipas interdisciplinares, raciocínio crítico e entendimento da linguagem de especialistas.(iii) Competências sistémicas, p.ex., aprendizagem autónoma, investigação, aplicação prática dos conhecimentos teóricos, planeamento, autocrítica e autoavaliação. Pretende-se ainda estimular a criatividade, preocupação com o rigor e a qualidade.
  • Numerus clausus: 15

  • Condições de acesso de ingresso: Podem candidatar-se todos os titulares com curso superior na área da Biologia, Ciências Agrárias e Florestais, outras Ciências Biológicas. Será solicitado o seguinte documento de suporte: Curriculum Vitae. O público-alvo são investigadores, estudantes de mestrado, estudantes de doutoramento, técnicos.
  • Mais informação: Website do curso

Plano do curso

NOME DA CADEIRA TIPO REGIME ECTS
Métodos Avançados em Ecologia Aquática Obrigatória Trimestral 3