/ CURSOS NÃO CONFERENTES DE GRAU

Formação em Literacia Científica (Semana da Ciência UC)

Apresentação

Este é o primeiro Curso Não Conferente de Grau da Universidade de Coimbra destinado a jovens pré-universitários. Durante uma semana, alunos dos 11º e 12º anos da área das Ciências e Tecnologias têm oportunidade de aprofundar conhecimentos num modelo de ensino inovador com potencial para despertar a curiosidade científica. A Universidade de Coimbra atribui um crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) aos alunos que tenham aprovação final no Curso. Deste modo, a Universidade de Coimbra não só capacita, como reconhece e credita as competências adquiridas durante a semana do curso.

Este curso insere-se no âmbito da oferta formativa do Programa PRR – Impulso Jovens e não tem qualquer custo para os alunos ou para as escolas.

Informações gerais

• Tipo: Curso Não Conferente de Grau
  • Classificação atribuída: Diploma/Certificado
  • Coordenação do curso: Doutora Elsa Teresa Rodrigues (etrodrig@uc.pt)
  • Duração: 1 Semana
  • ECTS: 1
  • Objetivos: Melhorar a literacia científica das comunidades escolares da Região Centro de Portugal continental, sensibilizar a comunidade escolar para a importância da Ciência na melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável, e promover diversas atividades que estimulem a curiosidade científica.
  • Numerus clausus: 40
  • Condições de acesso de ingresso: Podem candidatar-se alunos do Ensino Secundário inscritos nos 11 e 12º anos no Curso de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas selecionado.
  • Operacionalização do curso: O Agrupamento de Escolas interessado em ter numa das suas escolas este curso deve contatar a Coordenadora. O Agrupamento seleciona uma escola que tenha disponível durante a semana do curso um auditório/anfiteatro com aproximadamente 50 lugares e um Laboratório. O Agrupamento preenche um ficheiro Excel com o nome completo e o endereço eletrónico de cada aluno selecionado, num máximo de 40 alunos. Este ficheiro é enviado por e-mail à coordenadora. Posteriormente, o Serviço de Gestão Académica da Universidade de Coimbra notifica cada formando para proceder à matrícula/inscrição no curso. No final, os formandos preenchem um inquérito para avaliação da satisfação.
  • Diploma de curso: O diploma é obtido com a presença do formando em três Palestras (4.5 horas) + 9 horas de Laboratório/Trabalho de Campo, à escolha de entre um leque variado apresentado pela Universidade de Coimbra em cada edição do curso, com a realização de uma atividade numa das temáticas definidas anualmente e com o preenchimento do inquérito.