/ CURSOS NÃO CONFERENTES DE GRAU

Formação em Literacia Azul para um Desenvolvimento Sustentável

Apresentação

Incrementar a educação, formação, cultura e literacia do Oceano é um dos objetivos definidos na Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030. Este documento baseia-se na importância do conhecimento na proteção do Oceano e na valorização dos serviços dos ecossistemas marinhos, assim como no reconhecimento do papel do Oceano como vetor de desenvolvimento sustentável. Com este mote, a Universidade de Coimbra criou um Curso Não Conferente de Grau que permite capacitar professores do ensino secundário para o desenvolvimento desta área prioritária de intervenção.

Este curso insere-se no âmbito da oferta formativa do Programa PRR – Impulso Adultos e não tem qualquer custo para os formandos.

Informações gerais

• Tipo: Curso Não Conferente de Grau
  • Classificação atribuída: Diploma/Certificado
  • Coordenação do curso: Doutora Elsa Teresa Rodrigues (etrodrig@uc.pt)
  • Duração: três sábados (todo o dia)
  • Nº horas de trabalho: 27
  • ECTS: 1
  • Regime: “b-learning” englobando três formatos - ensino a distância com quatro Palestras (1,5 horas cada), ambiente presencial com duas Atividades de Laboratório (3 horas cada) e uma Saída de Campo (6 horas)
  • Creditação: O curso está organizado de modo a atribuir créditos de formação contínua de professores para progressão na carreira
  • Registo: CCPFC/ACC-117212/22
  • N° de horas acreditadas: 25
  • Validade da creditação: 19 de setembro de 2025
  • Formadores: Elsa T Rodrigues (Ciência ID: E911-EE55-EAAB, Acreditação: CCPFC/RFO-41738/22) & Miguel A Pardal (Ciência ID: 7016-2592-DD73, Acreditação: CCPFC/RFO-41715/22)
  • Objetivos: Melhorar a literacia científica ligada às questões do mar, sensibilizar para a importância do Oceano na melhoria da qualidade de vida e para um desenvolvimento sustentável e promover atividades ligadas ao ensino das questões do mar que possam ser replicadas em meio escolar.
  • Numerus clausus: 40
  • Condições de acesso de ingresso: Professores portadores de habilitação profissional para o desempenho de funções docentes nas escolas secundárias; e outros candidatos, nacionais ou estrangeiros, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pela coordenação como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
  • Inscrição: Pode efetuar a inscrição aqui.
  • Avaliação: Através da escala e dos parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando os dispositivos legais da avaliação contínua de professores.
  • Diploma do curso: O diploma é obtido com a presença do formando nos três dias de aulas e após a realização bem-sucedida de um trabalho final.
  • Mais informações: Website da UC

Plano do curso