/ CURSOS NÃO CONFERENTES DE GRAU

Especialização em Revisões Sistemáticas e Meta-Análise em Ecologia

Apresentação

Há frequentemente um aparente conflito entre os resultados de diferentes estudos que abordam a mesma questão, o que pode resultar de diferenças nas escolhas experimentais entre estudos, ou de limitação temporal/espacial, pequeno tamanho amostral ou pequeno tamanho de efeito em alguns dos estudos. As revisões da literatura podem ajudar a integrar informações díspares, mas apenas se realizadas de modo sistemático. Uma revisão sistemática aborda questões/hipóteses claramente formuladas, usando métodos sistemáticos e reproduzíveis para identificar, selecionar e avaliar criticamente todos os estudos relevantes, para extrair e analisar os dados dos estudos selecionados e para relatar os métodos e resultados. A meta-análise é frequente usada como ferramenta estatística para combinar os resultados dos estudos selecionados, levando em consideração a precisão do estudo, para permitir conclusões gerais, a avaliação da consistência dos resultados entre os estudos e a identificação de lacunas de conhecimento. Por ser uma ferramenta objetiva e poderosa para resumir evidência científica, a meta-análise é cada vez mais considerada como uma possibilidade para responder a questões específicas; consequentemente, o número de meta-análises em ecologia tem aumentado nos últimos anos. O objetivo geral deste curso é disseminar o uso da meta-análise em ecologia dotando os/as participantes de ferramentas que lhes permitam avaliar a qualidade das meta-análises, interpretar os seus resultados, e realizar meta-análises de alta qualidade.

Informações gerais

• Tipo: Curso Não Conferente de Grau
  • Área científica: Ciências da Vida
  • Classificação atribuída: Diploma/Certificado
  • Coordenação do curso: Doutora Verónica Ferreira (veronica@ci.uc.pt)
  • Duração: 1 Mês (2 semanas de aulas presenciais + 2 semanas de trabalho autónomo para preparação de relatório)
  • ECTS: 6
  • Objetivos: O objetivo geral deste curso é disseminar o uso da meta-análise em ecologia e áreas afins dotando os/as participantes de ferramentas que lhes permitam avaliar a qualidade das meta-análises, interpretar os seus resultados, e realizar meta-análises de alta qualidade. As competências a desenvolver incluem: (i) Perceber quando usar os diferentes tipos de revisão da literatura, (ii) Seleção de questões que possam ser respondidas por meta-análise, identificação das hipóteses a testar e seleção de moderadores. (iii) Realização de pesquisa bibliográfica sistemática. (iv) Identificação de critérios para a seleção dos estudos a incluir. (v) Extração de dados dos estudos primários e construção de uma matriz de meta-análise. (vi) Realização de uma meta-análise com recurso a software específico (open access). (vii) Interpretação dos resultados de uma meta-análise. (viii) Apresentação de uma meta-análise. (ix) Avaliação da qualidade de uma meta-análise.
  • Numerus clausus: 15

• Condições de acesso de ingresso: Podem candidatar-se todos os titulares com curso superior na área da Biologia, Ciências Agrárias e Florestais, outras Ciências Biológicas. Será solicitado o seguinte documento de suporte: Curriculum Vitae. O público-alvo são investigadores, estudantes de mestrado, estudantes de doutoramento, técnicos.
  • Mais informação: Website da UC

Plano do curso

PRIMEIRA SEMANA SEGUNDA SEMANA

Tipos de revisão da literatura