/ CURSOS NÃO CONFERENTES DE GRAU

Formação em Biodiversidade e Biotecnologia de Microalgas

Apresentação


Microalgas são microrganismos fotossintéticos, ubiquistas, que podem ser encontrados nos habitats mais inóspitos como neve, rochas nuas, solos desérticos ou fontes termais. Nos ecossistemas aquáticos representam a base da cadeia alimentar e produzem matéria orgânica a partir da luz solar, dióxido de carbono e água. São também responsáveis pela produção da maior parte do oxigénio necessário para o metabolismo dos organismos aeróbios. Estando entre os recursos marinhos e de água doce mais importantes utilizados como matéria-prima na bioeconomia azul, reconhece-se o seu contributo para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente na promoção da prosperidade e bem-estar geral e melhoria da nutrição humana e animal. Apesar desta importância, o conhecimento e a exploração das microalgas estão numa fase ainda muito incipiente. Este curso aborda a biodiversidade das microalgas e vários aspetos do seu real ou potencial interesse biotecnológico.

Informações gerais

  • Tipo: Curso Não Conferente de Grau
  • Área científica: Ciências Naturais
  • Classificação atribuída: Diploma/Certificado
  • Coordenação do curso: Profª. Doutora Lília Santos (liliamas@ci.uc.pt)
  • Duração: 2 semanas
  • ECTS: 6
  • Numerus clausus: 15
  • Objetivos: Frisar a importância das microalgas como matéria prima para o desenvolvimento futuro e a sua aplicabilidade no desenvolvimento de novos projetos tecnológicos em diversas áreas, nomeadamente alimentar e farmacêutica; dar a conhecer a enorme biodiversidade destes organismos por abordagens polifásicas, nomeadamente microscopia e biologia molecular; sensibilizar para a importância dos recursos microbiológicos usando a Algoteca de Coimbra como “case-study”; fornecer ferramentas essenciais para estudo destes organismos à escala laboratorial e piloto e sua potencial aplicação industrial; permitir a aquisição de competências de análise de extratos algais nomeadamente identificação e quantificação de classes lipídicas, ácidos gordos, pigmentos, proteínas e outros compostos de valor acrescentado.
  • Condições de acesso de ingresso: Público alvo: Investigadores, estudantes de licenciatura e mestrado, doutorandos, técnicos, dirigentes ou outros colaboradores e profissionais com curso superior na área das ciências com interesse em Ficologia, nomeadamente Biodiversidade e Biotecnologia de Microalgas, Engenharia Alimentar e Agropecuária e áreas afins.
  • Mais informação: Website do curso

Plano do curso

NOME DA CADEIRA TIPO REGIME ECTS
Biodiversidade e Biotecnologia de Microalgas Obrigatória Semestral 6

...

O curso está organizado em quatro tópicos e é essencialmente prático, em ambiente laboratorial com recurso a equipamentos vários, nomeadamente fotobiorreator com controlo de parâmetros, HPLC-DAD/RID; GC-FID, etc, e poderá envolver atividades de campo.
Tópico I Biodiversidade e importância das microalgas – abordagens polifásicas
Tópico II Cultivo de microalgas – do laboratório à escala piloto
Tópico III Metodologias de recolha de biomassa e produção de extratos;
Tópico IV Metodologias de análise de extratos algais - interpretação de resultados e aplicações