Universidade de Verão 2023 termina com um “Até já, Coimbra”

Mais de 500 estudantes do ensino secundário participaram, este ano, na Universidade de Verão. Saem da Universidade de Coimbra a querer repetir a experiência, seja na edição do próximo ano, seja no Ensino Superior.

Ana Bartolomeu
28 julho, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

“Coimbra hoje, Coimbra sempre!” foi a frase mais repetida na sessão de encerramento da Universidade de Verão 2023 pelos porta-vozes de cada área do saber. Entre agradecimentos à Universidade de Coimbra (UC), à Associação Académica de Coimbra (AAC), a monitores e a professores, os jovens mostraram-se emocionados com o espírito académico que vivenciaram esta semana.

A experiência “única e inesquecível” criou boas memórias para participantes e monitores. As t-shirts que, no início da semana, eram de um branco imaculado, estão hoje repletas de dedicatórias e desenhos. A grande maioria dos jovens termina a Universidade de Verão com uma certeza: é para a Universidade de Coimbra que querem vir estudar.

Eis o que pode fazer:

“Coimbra vive-se e por isso criámos a Universidade de Verão”, recorda a Vice-Reitora da UC para o Ensino e Atratividade, Cristina Albuquerque. Na sessão de encerramento, a responsável agradeceu aos jovens “por nos terem dado este colorido especial à nossa Universidade”. Cristina Albuquerque faz um balanço “extremamente positivo” da Universidade de Verão de 2023 e conta “encontrar alguns de vós já em setembro.”

Também o Presidente da Direção-Geral da AAC, João Caseiro, espera voltar a ver muitos dos participantes. Por já ter sido monitor na Universidade de Verão, João Caseiro destaca, por experiência própria, “o conjunto de relações interpessoais que se desenvolvem de uma forma muito marcante e que perduram” ao longo dos anos.