Congresso Júnior: jovens partilham o conhecimento adquirido na Universidade de Verão 2023

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade de Verão promove o Congresso Júnior, no qual os participantes partilham conhecimentos adquiridos durante a semana de atividades.

AB
Ana Bartolomeu
27 julho, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

É a reta final da Universidade de Verão 2023. No Congresso Júnior, os estudantes de cada área do saber apresentam aos colegas tudo aquilo que aprenderam ao longo da semana. Divididos em quatro áreas científicas – Ciências da Saúde, Ciências Exatas e Naturais, Ciências Sociais e Engenharias – a tarde foi de debate e de partilha do conhecimento que adquiriram na Universidade de Coimbra.

“A matemática é uma disciplina muito interdisciplinar”, conta Rafael Bento. No Congresso Júnior, o grupo desta área do saber procurou mostrar que “a matemática pode estar em todo o lugar, mesmo quando pensamos que não.” É possível “juntar a matemática com a medicina, com informática, tal como fizemos durante esta semana”, conclui.

Catarina Ferreira, natural de Viseu, está a “adorar” a Universidade de Verão por que a tem levado a “sair da zona de conforto”. Como participante na área do saber de química, destaca as atividades experimentais que realizaram. “Produzimos um fármaco, o paracetamol, e desenvolvemos um composto que muda consoante a temperatura”.

Eis o que pode fazer:

Cada área do saber preparou um power point com ideias chave do que pretendem transmitir. Em suma, apresentaram “um resumo da semana e a nossa experiência”, explica Simão Oliveira. Participante na área do saber de letras, e amante de história, é para a Universidade de Coimbra que quer vir estudar. “É uma experiência única e irrepetível”, assegura, “recomendo vivamente que toda a gente venha viver uma semana em Coimbra.”

Ana Guedes leva da Universidade de Verão “um carinho muito grande por Psicologia e por Coimbra, não só pela cidade mas também pela Universidade.” “Em setembro já estou cá a estudar, em Psicologia”, garante.

Os mais de 500 alunos do ensino secundário estão, até ao final da semana, a descobrir como é ser estudante da Universidade de Coimbra. Mais informações estão disponíveis aqui.