Uma semana a descobrir a Universidade de Coimbra: já começou a Universidade de Verão 2023

A edição deste ano decorre de 23 a 28 de julho e conta com várias novidades: mais vagas, mais workshops e novas atividades transversais. Os 502 participantes foram recebidos durante a tarde de ontem.

CR
Catarina Ribeiro
Ana Bartolomeu
24 julho, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Conhecer a oferta formativa, fazer novos amigos, descobrir as tradições da academia de Coimbra ou perceber como é ser estudante do ensino superior são as principais curiosidades que motivam a chegada de 502 estudantes do ensino secundário à Universidade de Coimbra (UC) para participar na Universidade de Verão (UV).

Chegaram ontem, dia 23 de julho, à cidade, com energia e motivação para viver uma semana única e cheia de experiências, que vão desde o contacto com novas pessoas à descoberta das 23 áreas do saber. Gonçalo Aguiar partilha que o primeiro dia «está a ser incrível», sobretudo por já ter conhecido «imensa gente». Veio da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, em Sátão, para participar na área do saber de Medicina, depois de em 2022 ter deixado escapar a oportunidade de participar na UV.

«Coimbra sempre me chamou a atenção, pelo seu espírito académico», conta Alice Bosca, aluna da Escola Secundária Raúl Proença, nas Caldas da Rainha. Para a estudante que está a frequentar a área do saber de Direito, Administração Público-Privada e Direito Luso-Brasileiro, a Universidade de Verão é uma boa oportunidade para «conhecermos pessoas novas e sabermos se é mesmo a área que queremos seguir».

Francisco Grilo chega da Escola Básica e Secundária de São Sebastião de Mértola, faz parte do grupo de participantes da área do saber de Ciências do Desporto e Educação Física e quer aproveitar a experiência para «explorar como a universidade funciona e conhecer áreas diferentes».

A frequentar a área do saber de Economia, Lara Marques, aluna da Escola Secundária de Gouveia, já vem com a vontade expressa de querer seguir o seu futuro no ensino superior na área de Economia. Apesar desta certeza, considera que a Universidade de Verão é importante para ter uma ideia de «como vai ser quando entrarmos na universidade». «Espero que seja uma semana de diversão, para aprender mais e uma semana que fique marcada», avança a participante.

Eis o que pode fazer:

Ao longo desta semana de atividades, os participantes são acompanhados por monitores, que são atuais estudantes da Universidade de Coimbra, como é o caso de Henrique Costa, da licenciatura em Engenharia Biomédica. Decidiu inscrever-se como monitor por conselho de uma amiga, que é monitora da UV pela segunda vez. O estudante da UC espera que seja «uma semana bastante mexida», para conhecer o espírito académico, fazer amizades e visitar a UC e a cidade.

Todos os anos, a Universidade de Coimbra e a Associação Académica de Coimbra (AAC) unem esforços para proporcionar uma experiência única aos participantes. Mariana Rodrigues, que coordena o grupo de monitores e de elementos da AAC envolvidos na semana de atividades (um total de 89 estudantes), sublinha que tudo está a ser feito para «garantir que conseguimos atrair os jovens para a nossa Universidade e mostrar-lhes tudo aquilo que temos de bom». Além dos estudantes, a Universidade de Verão conta ainda com o envolvimento de docentes, investigadores e membros do corpo técnico da Universidade de Coimbra na preparação das atividades, sobretudo na organização das 23 áreas do saber e atividades paralelas.

Até à próxima sexta-feira, dia 28 de julho, os participantes vão ter a oportunidade de contactar com várias áreas do saber, tendo também a possibilidade de participar em diversos workshops, atividades culturais, desportivas e de voluntariado, e num congresso júnior. Com este leque de atividades, a Universidade de Coimbra pretende «proporcionar aos estudantes do ensino secundário uma experiência, que é a experiência Universidade de Coimbra, que comporta muito mais do que cursos e áreas do saber, comporta uma vivência que é muito única», explica Vice-Reitora da UC para o Ensino e Atratividade, Cristina Albuquerque.

Eis o que pode fazer:

O Presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, João Pedro Caseiro, afirma que esta é «uma semana muito importante», marcada pela presença de «estudantes do ensino secundário de todo país que vêm a Coimbra de propósito para conhecer um pouco da nossa realidade». João Pedro Caseiro afirma que a Universidade de Verão «é também um meio de cativar os jovens a seguir o seu futuro no ensino superior aqui na cidade dos estudantes».

Sobre o impacto desta semana de atividades na UC, Cristina Albuquerque deseja que os participantes «levem uma boa memória , que nos conheçam em tudo aquilo que nós somos como instituição de ensino, mas também como tradutora de um conjunto de tradições, de experiências diversas e multidimensionais, porque isso que também vai ajudar a que eles saiam daqui com novas competências, com novas amizades, com novas formas de encarar a vida».

Mais informações sobre a Universidade de Verão estão disponíveis aqui.