Isabel Soler vence Prémio Eduardo Lourenço 2024

Isabel Soler é investigadora e ensaísta da Universidade de Barcelona.

CI
Centro de Estudos Ibéricos
19 abril, 2024≈ 3 mins de leitura

O Júri da 20.ª Edição do Prémio Eduardo Lourenço decidiu, por unanimidade, atribuir o Prémio a Isabel Soler, investigadora e ensaísta da Universidade de Barcelona.

O Júri reconheceu a importância do trabalho crítico e ensaístico, especialmente em relação à pesquisa original da experiência e conhecimento do Renascimento ibérico na sua inscrição mais global na novidade de uma conceção de mundo. A sua obra estuda a ligação entre a arte, o humanismo renascentista, as viagens portuguesas e o navegante enquanto figura primordial do Renascimento europeu, merecendo especial referência títulos como “El nudo y la esfera – el navegante como artífice del mundo moderno” (2003), “Derrota de Vasco da Gama: el primer viaje marítimo a la India” (2011) e “Magallanes & Co.” (2022).

O Júri reconheceu também a relevância do trabalho de tradução continuado de grandes autores de língua portuguesa, com destaque para Vergílio Ferreira, Jorge Amado e Manuel Rui.

A 20.ª edição do Prémio Eduardo Lourenço destacou-se pela elevada qualidade e diversidade das candidaturas apresentadas.

Destinado a galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas, o Prémio Eduardo Lourenço 2024, no montante de 7.500,00€ (sete mil e quinhentos euros), foi atribuído por um júri constituído pelos membros da Direção do Centro de Estudos Ibéricos (Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Reitor da Universidade de Coimbra e Reitor da Universidade de Salamanca), membros das Comissões Científica e Executiva do CEI (António Pedro Pita e Manuel Santos Rosa da UC e Pedro Serra e María Isabel Martín Jiménez da USAL) e pelas seguintes personalidades convidadas: Marta Anacleto e Luísa Braz de Oliveira-Lavoix , indicadas pela Universidade de Coimbra e María Ramona Domínguez Sanjurjo e F. Javier San José Lera, indicadas pela Universidade de Salamanca.

De entre os galardoados em anteriores edições do Prémio Eduardo Lourenço destacam-se, entre outros, a pianista Maria João Pires (2007), os escritores César António Molina, (2010), Mia Couto (2011), Agustina Bessa-Luís (2015) e Luis Sepúlveda (2016), os professores Maria Helena da Rocha Pereira (2004), Jerónimo Pizarro (2013), Carlos Reis (2019) e Valentín Cabero Diéguez (2022) e a Fundação José Saramago (2021).

Mais informações em http://www.cei.pt/pel/.