Porta Férrea da UC recebe "O Caminho para a Liberdade"

A exposição pode ser visitada durante os próximos meses no emblemático espaço da Universidade de Coimbra.

MC
Maria Cano
AB
Ana Bartolomeu
02 maio, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Com textos da autoria do Dux Veteranorum da UC, Matias Correia, a exposição “O Caminho para a Liberdade” está patente na Porta Férrea da Universidade de Coimbra (UC) para mostrar que o percurso rumo ao 25 de Abril de 1974 começou ainda no século XIX.

A responsável do Núcleo de Turismo da UC, Catarina Freire, explica que a iniciativa pretende mostrar “os antecedentes da Revolução que são episódios menos conhecidos, mas que queremos passar a todos quantos nos visitam”.

Dando a conhecer momentos simbólicos, “o propósito aqui é salientar que o Caminho para a Liberdade não começou em 69”, mas sim muito antes porque os estudantes “sempre tiveram aquele cunho muitas vezes irreverente, também do contra, e sempre contestatório”, refere Matias Correia.

Organizada pelo Núcleo de Turismo da UC, a iniciativa é, de acordo com o Vice-Reitor da UC para o Património, Edificado e Turismo, Alfredo Dias, “muito interessante e muito oportuna nos 50 anos do 25 de Abril". "Demonstra de outras formas, que nem sempre são tão conhecidas, como os estudantes se mobilizam, como lutam pelos seus ideais”, conclui.

Partilhe