Universidade de Verão 2023 oferece workshops que "facilitam" a vida do estudante

Nesta edição de 2023, a Universidade de Verão aumentou o número de workshops. A oferta abrange áreas diversas como bem-estar e saúde mental, literacia financeira, economia circular, fotografia ou escrita criativa.

AB
Ana Bartolomeu
26 julho, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Atenta às necessidades dos jovens, a Universidade de Verão aumentou a oferta de workshops. Esta formação complementar pretende promover o desenvolvimento de competências transversais e soft skills úteis ao dia-a-dia dos estudantes. Dos 20 workshops, os participantes podiam selecionar seis.

"Tive muita dificuldade em escolher", admite Maria Ladeiras, "acho que eram todos muito importantes, mas penso que escolhi aqueles que me iam dar mais jeito no futuro". A estudante, que pela primeira vez participa na Universidade de Verão, considera fundamental o programa "não se focar só nas áreas do saber". "A vida de um estudante não é só estudar, são todas as outras atividades e várias destas dão muito jeito para o futuro", acrescenta.

Dos 20 workshops disponíveis, oito são novidade e abrangem áreas diversas como bem-estar e saúde mental, literacia financeira, economia circular, fotografia ou escrita criativa. "São normalmente coisas a que não damos muita importância, mas que ao fim do dia acabam por nos ajudar e facilitar muito a vida", reconhece João Gaspar. O jovem, natural da Azambuja, dá como exemplo o workshop de refeições rápidas. "Aprendemos a preparar refeições de maneira eficiente e rápida, sem desperdiçar ingredientes, usando o que já temos em casa".

Eis o que pode fazer:

À sombra dos claustros do Colégio das Artes, predominava um ambiente sereno e tranquilo. Entre alongamentos e exercícios de respiração e de relaxamento, os 40 minutos de yoga não desapontaram os participantes. "Aprendi exercícios novos, maneiras de me relaxar e de estar preparada para os exames", conta Diana Frazão que já praticava yoga.

Do workshop de mindfulness, José Cordeiro saiu mais descontraído e sem "a pressão que trazia dos exames". Uma atividade que provou ser uma ferramenta útil para controlar a ansiedade e "direcionar a atenção para o estudo".

Os mais de 500 alunos do ensino secundário estão, até ao final da semana, a descobrir como é ser estudante da Universidade de Coimbra. Além de contactarem com as várias áreas do saber e terem oportunidade de participar em diferentes workshops, a Universidade de Verão também oferece atividades culturais, desportivas e de voluntariado.

Mais informações estão disponíveis aqui.