Universidade de Coimbra estreita relações com Moçambique ao celebrar parceria com o Município de Quelimane

Acordo foi celebrado na apresentação do livro "Quelimane, Uma História Cheia de Estórias", na Sala do Senado.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
RS
Rui Marques Simões
21 fevereiro, 2022≈ 2 mins de leitura

A parceria foi assinada pelo Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, e pelo Presidente do Município de Quelimane, Manuel de Araújo.

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) celebrou hoje (segunda-feira, 21) um acordo de cooperação académica, científica e cultural com o Município de Quelimane (Moçambique). O protocolo foi assinado na cerimónia de apresentação do livro "Quelimane, Uma História Cheia de Estórias", coorganizada pela UC e pela Câmara de Comércio Portugal Moçambique e com a intervenção da eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques.

A parceria entre a Universidade de Coimbra e o Município de Quelimane - assinada pelo Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, e pelo Presidente do Município de Quelimane, Manuel de Araújo, na Sala do Senado - visa, em particular, a cooperação em académica, científica e cultural nas áreas de ordenamento do território, património cultural, ambiente e saúde.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer:

"A assinatura deste protocolo com o Município de Quelimane é mais um passo no reforço da posição da Universidade de Coimbra como universidade central em todo o espaço falante de língua portuguesa. Este acordo de cooperação terá uma efetividade muito grande para estreitar a aproximação entre os povos lusófonos, nomeadamente nas áreas do Ambiente e da Biodiversidade e do Património Cultural (duas cátedras UNESCO da Universidade de Coimbra)", declara João Nuno Calvão da Silva.

"Nós identificámos algumas das áreas em que a Universidade de Coimbra é especialista e queremos beneficiar da sua experiência e conhecimento, para melhorar a gestão autárquica de Quelimane e modernizar a nossa administração pública", refere, por sua vez, Manuel de Araújo.

A cerimónia contou também com as intervenções do Presidente da CCPM, Rui Moreira de Carvalho, e do Cônsul-Geral de Moçambique no Porto e Zona Norte de Portugal, Agostinho Milton. À assinatura do protocolo, seguiu-se a apresentação de "Quelimane, Uma História Cheia de Estórias". A obra, com organização de Abdul Carimo, António Barros e António Leitão Marques, e contribuições de vários antigos alunos da UC, foi apresentada por Maria Manuel Leitão Marques (também autora do prefácio).

Partilhe