Itecons inaugura Edifício III com novas valências de investigação

09 maio, 2024≈ 3 mins de leitura

Foi inaugurado esta quinta-feira, dia 9, o Edifício III do Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade. O novo espaço, que vem reforçar as capacidades de investigação aplicada e formação do instituto, foi apresentado numa cerimónia com as intervenções do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, da Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno, e do Presidente da Direção do Itecons, António Tadeu.

Com uma área de 3600 m2, o Edifício III representa um investimento significativo na modernização das infraestruturas do Itecons, permitindo o aprimorar das suas capacidades de investigação. O novo espaço alberga instalações avançadas, como câmaras climáticas de grande dimensão, câmaras acústicas e equipamentos de última geração para ensaios físicos, estáticos e dinâmicos, análises químicas e microestruturais.

Constituído em 2006, a partir do grupo de Construções do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, o Itecons é uma associação sem fins lucrativos, classificada como instituição de utilidade pública, que funciona como interface dinâmica do conhecimento entre a comunidade científica e a indústria, prestando serviços de investigação aplicada, ensaios, consultoria e formação nos domínios da construção, energia, ambiente e sustentabilidade. E tem como missão estabelecer uma colaboração estreita e ágil entre a Universidade de Coimbra e a sociedade, as empresas e outros organismos dos sectores da construção, da energia, do ambiente e da sustentabilidade.