Pró-Reitora da UC e docente da FEUC Patrícia Pereira da Silva integra Conselho Científico da Associação Portuguesa de Ética Empresarial

O Conselho Científico foi criado para dar apoio à Direção da APEE através do aconselhamento estratégico e recomendações técnico-científicas nas áreas de Ética Empresarial, na Responsabilidade Social e no Desenvolvimento Sustentável.

08 maio, 2024≈ 4 mins de leitura

Patrícia Pereira da Silva, Pró-Reitora da Universidade de Coimbra e docente da Faculdade de Economia, tomou posse no dia 7 de maio como membro do Conselho Científico da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), para um mandato de dois anos.

A cerimónia decorreu no Auditório do IAPMEI, em Lisboa, inserida no programa da ESG WEEK 2024, iniciativa da APEE, com o apoio da UN Global Compact Network Portugal, e que conta igualmente com o apoio da Universidade de Coimbra como parceira.

A sessão de terça-feira, que integrou o momento da tomada de posse, foi dedicada à realização do 1.º Congresso de Ética, com o objetivo de debater a ética na sociedade e nas organizações portuguesas.

Nas palavras da Pró-Reitora a aceitação deste convite para membro deste Conselho representa "uma oportunidade valiosa para reforçar a integração da investigação científica com práticas éticas, contribuindo para uma sociedade mais justa e um desenvolvimento sustentável abrangente".

Este órgão, composto por um/a Presidente, quinze Conselheiros/as e um Secretariado, foi criado para impulsionar a inovação científica e funcional, através do aconselhamento estratégico e recomendações técnico-científicas, que possam contribuir para a missão da APEE, centrada na Ética Empresarial, na Responsabilidade Social e no Desenvolvimento Sustentável.

O evento ESG WEEK 2024, que decorre ainda durante o dia de hoje, tem como o objetivo sensibilizar as organizações portuguesas para a incorporação de fatores ESG na sua estratégia, sendo debatidos os grandes temas da Sustentabilidade, enquadrados nos domínios ESG – Environmental, Social, Governance.

O ESG corresponde a um tema prioritário, que configura uma reorientação de investimentos para instituições mais sustentáveis, com o objetivo de assegurar a neutralidade climática da Europa até 2050, em alinhamento com o ambicioso e abrangente pacote de medidas da Comissão Europeia, destinado a melhorar atividades sustentáveis em toda a União Europeia, nomeadamente a Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD).

A Universidade de Coimbra, tendo sido a primeira instituição de ensino superior portuguesa a assumir um compromisso com a neutralidade carbónica, que mantém como sua meta estratégica, tem dado prioridade a parcerias – como é o caso com a APEE e com a UN Global Compact Network Portugal -, corporizando o ODS 17 – Parcerias para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.