Aliança EC2U volta a reunir-se no 6.º Fórum que decorre de 22 a 25 de maio

O 6.º encontro da EC2U vai decorrer na Universidade Friedrich Schiller de Jena, na Alemanha, e vai ser dedicado ao tema “Community of Action”.

CR
Catarina Ribeiro
15 maio, 2023≈ 4 mins de leitura

© DR

A cada seis meses, a EC2U – Campus Europeu de Cidades Universitárias, que junta a Universidade de Coimbra (UC) a outras seis universidades europeias, reúne-se para promover a troca de experiências entre os vários membros da comunidade: estudantes, docentes, investigadores e corpo técnico. Juntam-se ainda a estes encontros cidadãos e autoridades locais e regionais, com o objetivo de promover um diálogo plural e aberto sobre questões determinantes para o futuro da sociedade.

Este mês, entre os dias 22 e 25, a Universidade Friedrich Schiller de Jena, na Alemanha, vai receber a comunidade EC2U no 6.º Fórum, dedicado ao tema “Community of Action”. Durante quatro dias, vão ter lugar várias iniciativas, como workshops, debates e conferências, algumas abertas ao público e transmitidas online.

As várias atividades vão ser dedicadas à sustentabilidade, numa perspetiva alargada, debatendo questões prementes relacionadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), nomeadamente o Objetivo 3 – Saúde de Qualidade, o Objetivo 4 – Educação de Qualidade, e o Objetivo 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. A Aliança tem construído e desenvolvido a sua atividade procurando trazer respostas a estes objetivos, tendo, inclusive, criado três mestrados conjuntos com base nos desafios lançados pelos ODS.

As sessões transmitidas online podem ser acompanhadas no YouTube da EC2U. O registo para participar nestas atividades pode ser feito em aqui.

A EC2U é composta pela UC, pela Universidade de Poitiers (França), pela Universidade Friedrich Schiller de Jena, pela Universidade Alexandru Ioan Cuza de Iasi (Roménia), pela Universidade de Salamanca (Espanha), pela Universidade de Pavia (Itália) e pela Universidade de Turku (Finlândia). Desde abril de 2022, a Universidade Nacional Ivan Franko de Lviv (Ucrânia) é também parceira da EC2U.

Esta aliança universitária europeia multicultural e multilingue é coordenada pela Universidade de Poitiers e pretende desenvolver um espaço aberto e inovador que permita fluxos de mobilidade livre entre universidades e cidades. A Aliança baseia-se numa cooperação única, que envolve comunidades académicas, municípios, autoridades regionais, agentes socioeconómicos e cidadãos.

Mais informações sobre o 6.º Fórum EC2U estão disponíveis aqui.