NÚMERO COMPLETO
NOTA DE ABERTURA
-
Nota de abertura
Paula Barata Dias
7-9 | PDF
GREGO
-
A origem do conflito transcedental entre a liberdade humana e a disposição divinaa tragédia grega entre o ontológico e o metafísico
Daniel da Silva Toledo
13-34 | PDF
-
Crises e mudanças na democracia ateniense:a atuação de Terâmenes entre oportunismo, legalismo e a ‘terceira via’
Breno Battistin Sebastiani, Delfim Leão
35-55 | PDF
LATIM
-
“A raposa e o dragão” de Fedro – a origem de um topos da ficção, ou uma fábula que o popularizou?
Miguel Carvalho Abrantes
59-67 | PDF
-
A epígrafe latina como elemento didático (XXXVII)O exemplo do epitáfio de L. Vibius Reburrus
José d'Encarnação
69-79 | PDF
TRADIÇÃO CLÁSSICA
-
Alfred Hitchcock’s Vertigo and the Pygmalion Myth Reconsidered
Silvio Friedrich Bär
83-106 | PDF
DIDÁTICA
-
Sobre o Desenvolvimento da Formação em Língua Latina na China
Zhihua Hu, Maria Teresa Roberto
111-135 | PDF
-
Breve reflexão sobre Teatro em tempo de pandemia: ensino e prática cénica
Carlos J. Pessoa
137-145 | PDF
-
A leitura do texto latino em sala de aulaDo passado ao presente
Isaltina Martins
147-169 | PDF
NOTÍCIAS
-
A leitura do texto latino em sala de aula – sinopse de um evento na FLUC
Cláudia Cravo, Susana Marques
173-176 | PDF
-
Jornadas de Estudos Clássicos em Ponta Delgada – promover o mundo greco-romano: da universidade ao ensino secundário
Rui Miguel Ventura Faria
177-180 | PDF
-
Ciclo de palestras Amatores in Situ – O Mundo Antigo visto por aqueles que o amam. Ruínas Romanas de Milreu, Estoi – Setembro A Dezembro 2020
Ana Isabel Soares, João Pedro Bernardes
181-190 | PDF
-
Um Departamento de Estudos Clássicos como motor das aprendizagens no Ensino Básico e Secundário
Susana Marta Pereira
191-196 | PDF
-
Colóquio Bracara Augusta et Romae Pueritia, (Braga Romana, Museu D. Diogo de Sousa, 18 de Maio de 2019)
Maria Alice Costa, Horácio Ramos
197-202 | PDF
IN MEMORIAM
-
Doutor Sebastião Tavares de Pinho
Paula Barata Dias
205-206 | PDF
-
João Beato
Rodrigo Furtado
207-208 | PDF (ENGLISH)