Mais de 500 estudantes do ensino secundário vão descobrir entre 21 e 26 de julho como é estudar na Universidade de Coimbra

Universidade de Verão abre as portas da academia a estudantes do ensino secundário de todo o país. Programa contempla 20 workshops, que complementam as várias atividades que decorrem no âmbito de 24 áreas do saber.

18 julho, 2024≈ 4 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

No próximo domingo, dia 21, 535 alunos do ensino secundário de vários pontos do país vão chegar à Universidade de Coimbra (UC) para, durante uma semana, descobrirem como é ser estudante da UC. Na Universidade de Verão (UV), os participantes vão ter a oportunidade de contactar com várias áreas do saber e de participar em workshops, atividades culturais, desportivas e de voluntariado e num congresso júnior.

O programa, que se estende até sexta-feira, dia 26, contempla 20 workshops, que complementam as várias atividades que decorrem no âmbito de 24 áreas do saber. Os workshops pretendem proporcionar uma formação complementar em domínios como bem-estar e saúde mental, literacia financeira, economia circular, fotografia ou escrita criativa.

O Congresso Júnior (um dos pontos altos do programa da UV) vai acontecer na quinta-feira, dia 25, a partir das 15h00. Nesta atividade, os participantes vão apresentar os conhecimentos adquiridos durante a semana de aprendizagem (e diversão), procurando mostrar como é que a investigação em várias áreas do saber contribui ativamente para responder aos desafios da sociedade.

“A Universidade de Verão é a melhor porta de entrada para centenas de jovens do ensino secundário sentirem, in loco, como é estudar na Universidade de Coimbra, contactando com professores e investigadores de excelência, com projetos inovadores e com uma academia vibrante e repleta de tradições. Esperamos com esta iniciativa ajudar a formar cidadãos ativos e esclarecidos, que poderão vir a tornar-se muito em breve membros por inteiro desta comunidade universitária”, afirma o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

“A Universidade de Verão é uma oportunidade única para os estudantes do ensino secundário vivenciarem a vibrante vida académica de Coimbra. Estamos entusiasmados por acolher jovens talentos que terão a oportunidade de experimentar, aprender e crescer na maior, melhor e mais irreverente academia do país", refere o Presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), Renato Daniel.

A sessão de boas-vindas da Universidade de Verão 2024 realiza-se no domingo, dia 21, a partir das 19h00, no Auditório da Reitoria, contando com as intervenções do Reitor da UC, Amílcar Falcão, da Vice-Reitora da UC para o Ensino e Atratividade, Cristina Albuquerque, e do Presidente da Direção-Geral da AAC, Renato Daniel. A sessão de encerramento decorre na sexta-feira, 26, a partir das 9h30, também no Auditório da Reitoria.

A edição de 2024 da Universidade de Verão conta com o apoio do Santander Universidades - e do Plano de Recuperação e Resiliência, para a realização dos workshops.

Mais informações estão disponíveis www.uc.pt/uv/.