James Clark distinguido com Doutoramento Honoris Causa pela UC

Novo Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra honrado por "partilhar o rumo para a sustentabilidade com a Universidade de Coimbra".

Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
03 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC I Paulo Amaral

James Clark "marcou a sociedade em que vivemos, com respeito pelo passado e empenho no presente, deixando uma marca incontornável para futuro", afirma a docente da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), Lígia Salgueiro, responsável pelo elogio ao Doutorando. James Clark recebeu o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra (UC), proposto pela FFUC, na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos).

Professor na Universidade de York, no Reino Unido, e na Universidade de Fudan, na China, James Clark é internacionalmente reconhecido como líder na área da química verde e sustentável, "sendo um exemplo notável para cientistas e académicos de todo o mundo". Com o seu trabalho a ser aplicado no desenvolvimento de produtos químicos e farmacêuticos mais verdes, James Clark "conquistou um lugar como pioneiro", defende Lígia Salgueiro. "Foi um precursor na mudança da química tradicional para uma química mais consciente sobre as questões ecológicas". O novo Doutor Honoris Causa da UC tornou-se uma referência internacional "com contributos reconhecidos no desenvolvimento sustentável, com manisfesto impacto nas Ciências Farmacêuticas e na Saúde", com quem a FFUC tem o "privilégico" de colaborar.

Honrado pela distinção que recebeu, James Clark diz estar "ansioso por partilhar o rumo para a sustentabilidade com a Universidade de Coimbra", instituição que "tem dado um exemplo admirável".

A cerimónia contou ainda com o elogio ao padrinho, Jorge Salvador, que ficou a cargo da também docente da FFUC, Maria Manuel Silva.

Saiba mais aqui.

Reveja aqui a cerimónia na íntegra:

Eis o que pode fazer: