Investigador da UC comenta Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina 2022

O docente da Faculdade de Medicina da UC, Francisco Corte Real, fala sobre o Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina de 2022 atribuído a Svante Pääbo.

KP
Karine Paniza
MC
Marta Costa
13 outubro, 2022≈ 2 mins de leitura

© Niklas Elmehed © Nobel Prize Outreach

O Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina 2022 foi atribuído a Svante Pääbo pelas suas descobertas relativas ao genoma do extinto hominins e da evolução humana, informou em nota a Academia Sueca do Nobel.

O docente e investigador da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Francisco Corte Real, comenta a distinção a Svante Pääbo.

Mais informações sobre os Prémios Nobel 2022 em https://www.nobelprize.org/

Eis o que pode fazer:

Svante Pääbo

Svante Pääbo, nascido a 20 de abril de 1955 em Estocolmo é um geneticista evolucionista sueco que se especializou no estudo do DNA de espécimes antigos e que foi o primeiro a contribuir para o sequenciamento do genoma neandertal. Svante Pääbo também descobriu o hominídeo Denisova. Por sua pesquisa inovadora sobre genomas de hominídeos e evolução humana, Pääbo recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2022.

Os pais de Pääbo eram cientistas, sua mãe era química e seu pai, o bioquímico Sune K. Bergström, tendo também sido galardoado com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1982. Svante Pääbo seguiu sua própria carreira nas ciências, matriculando-se na Universidade de Uppsala em 1975 para estudos em humanidades e, mais tarde, medicina. Em 1981 ingressou no Departamento de Pesquisa Celular em Uppsala para estudos de pós-graduação; seu projeto de pesquisa centrou-se em elucidar os efeitos sobre o sistema imunológico de E19, uma proteína produzida por adenovírus infecciosos. Em 1986, depois de obter um Ph.D. de Uppsala, fez pós-doutoramento, primeiro no Instituto de Biologia Molecular II da Universidade de Zurique e posteriormente no Departamento de Bioquímica da Universidade da Califórnia em Berkeley. Mais tarde, ele atuou como professor de biologia na Universidade de Munique e em 1997 foi nomeado diretor do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva em Leipzig. Mais tarde, ele também se juntou ao corpo docente do Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa, no Japão.

Recebeu inúmeras homenagens e prémios ao longo de sua carreira por suas descobertas, incluindo, além do Prémio Nobel de 2022, o Prémio de Genética da Fundação Gruber (2013), o Prémio Revelação em Ciências da Vida (2016) e o Prémio da Linnean Society of London's Medalha Darwin-Wallace (2019). Em 2007, Svante Pääbo foi incluído entre as 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time. Tornou-se também membro da Real Academia Sueca de Ciências (2000) e membro estrangeiro da Academia Nacional de Ciências (2004) e da Academia Americana de Artes e Ciências (2011).

Fonte: www.britannica.com