FMUC lança cátedra em cuidados paliativos

A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra lançou esta sexta, dia 22, a Cátedra Floriani em Cuidados Paliativos.

Mv
Maria Cano e Marta Costa (texto e vídeo)
P(
Paulo Amaral (fotos)
22 março, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | DCOM

“Sabemos que, em 2016, havia 26 milhões de pessoas a necessitar de cuidados paliativos a nível mundial. Em 2060 serão quase o dobro”. Quem o diz é a investigadora coordenadora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Bárbara Gomes. Mas há mais. “A nível global, estima-se que somente 12% de pessoas com necessidades paliativas recebam este tipo de cuidados”, acrescenta. Os dados foram apresentados durante o lançamento da Cátedra Floriani em Cuidados Paliativos, que aconteceu na FMUC esta sexta, dia 22.

Bárbara Gomes, que também é investigadora do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia e coordenadora da cátedra, apresentou também o trabalho que vai ser desenvolvido nos próximos anos. Entre 2024 e 2027 vão ser realizadas atividades centradas na “formação, investigação e sensibilização pública em quatro áreas que identificamos como prioritárias para os cuidados paliativos” e que passam pela ligação aos cuidados de saúde primários, pediatria, oncologia e apoio à família.

A cátedra vai ser financiada com 55 mil euros pela Fundação Floriani, instituição italiana que há mais de 40 anos se dedica a melhorar o cuidado e a assistência a pessoas com doenças em fases terminais.

O Presidente da Fundação Floriani, Paolo Floriani, veio recentemente viver para Lisboa e decidiu que seria pertinente “expandir a atividade da fundação em Portugal”. O processo foi célere. “Conhecemos a Bárbara Gomes, tivemos discussões muito profícuas e avançámos rapidamente para este projeto”, resume Paolo Floriani.

A missão de fundação assenta em quatro áreas: “financiamento de entidades prestadoras de cuidados de saúde, de atividades de investigação, disponibilização de formação e investimento em sensibilização e consciencialização”, refere o coordenador da Fundação, Mateo Crippa. O responsável adianta que, desde que começaram a recolher dados, ajudaram “quase 100 mil doentes” e, hoje em dia, “ajudam quase 1 500 por ano”.

A Cátedra Floriani em Cuidados Paliativos vai funcionar entre março de 2024 e fevereiro de 2027 na FMUC. Para a subdiretora da FMUC, Isabel Carreira, ter esta cátedra na Faculdade de Medicina “representa um compromisso académico, científico e humanitário para melhorar a qualidade de vida não só de doentes que enfrentam doenças graves e frequentemente em estadios muito avançados, mas também para com as suas famílias e cuidadores”.

Mais informações sobre o lançamento da cátedra aqui.