55 mil euros vão financiar atividades de educação e investigação para melhorar a prestação de cuidados paliativos em Portugal

Até 2027, a Universidade de Coimbra vai ter a Cátedra Floriani em Cuidados Paliativos, que vai ser liderada pela Faculdade de Medicina. O evento de lançamento, de entrada livre, decorre na próxima sexta-feira, a partir das 15 horas, no Polo III.

CR
Catarina Ribeiro
19 março, 2024≈ 6 mins de leitura

O evento é aberto a toda a comunidade.

© DR

Apoiar e potenciar a educação e a investigação em cuidados paliativos em Portugal é o objetivo central da nova cátedra que a Universidade de Coimbra (UC) vai passar a ter a partir do presente mês. A Cátedra Floriani em Cuidados Paliativos vai ser financiada com 55 mil euros pela Fundação Floriani, instituição italiana que há mais de 40 anos se dedica a melhorar o cuidado e a assistência a pessoas com doenças em fases terminais, através do financiamento de atividades educativas e de investigação científica em cuidados paliativos.

A nova cátedra, que vai estar em curso até fevereiro de 2027, vai ser liderada pela investigadora coordenadora da Faculdade de Medicina da UC (FMUC) e do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB), Bárbara Gomes. As áreas prioritárias que norteiam as atividades a desenvolver no âmbito deste financiamento vão ser apresentadas na próxima sexta-feira, dia 22, num evento que vai decorrer no Auditório da Subunidade 3 da FMUC, das 15 às 17 horas.

“Esta nova cátedra vai apoiar atividades de formação, investigação e sensibilização na área dos cuidados paliativos, iniciativas que pretendemos que tenham impacto não apenas nas instituições prestadoras de cuidados de saúde na Região Centro, mas também em serviços de saúde de todo o país, através das atividades formativas e científicas que vamos desenvolver”, destaca Bárbara Gomes.

Durante três anos, a equipa envolvida na cátedra vai promover diversas ações formativas presenciais e remotas (como conferências, cursos ou seminários) direcionadas para profissionais de quatro áreas prioritárias: cuidados de saúde primários, pediatria, oncologia e apoio à família.

No âmbito da investigação científica, a cátedra pretende impactar a produção de conhecimento nesta área em Portugal, nomeadamente através da criação de novos projetos de investigação em colaboração com serviços clínicos, da produção de artigos científicos e do envolvimento de jovens médicos na área dos cuidados paliativos.

Já na área da sensibilização, a equipa pretende desenvolver campanhas que sublinhem a importância dos cuidados paliativos e os grandes desafios desta área, contribuindo para uma sociedade mais informada sobre a importância do acompanhamento no fim de vida para doentes, suas famílias e profissionais de saúde. A organização de eventos públicos para debater o tema está também prevista no plano de atividades.

“Os cuidados paliativos são absolutamente fundamentais na diminuição do sofrimento dos doentes e das suas famílias, sendo, por isso, essencial que os profissionais de saúde estejam preparados para prestar apoio neste domínio aos doentes e familiares”, sublinha a coordenadora da cátedra.

“A Cátedra Floriani em Cuidados Paliativos que vamos ter na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra vai permitir formar mais profissionais nesta área, contribuindo, desta forma, para que as pessoas possam viver até ao fim com a melhor qualidade de vida possível e de acordo com a sua vontade”, acrescenta. “A comunidade científica tem um papel essencial na evolução desta área, para fornecer informação baseada na evidência que permite formar todos – sobretudo os profissionais de saúde e as famílias – para que melhor possam acompanhar os doentes”, remata.

O evento de lançamento da nova cátedra vai contar as intervenções do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão; do Diretor da Faculdade de Medicina da UC, Carlos Robalo Cordeiro; do Presidente e do Coordenador da Fundação Floriani, Paolo Floriani e Mateo Crippa; e da coordenadora da cátedra, Bárbara Gomes.

Segue-se a conversa Porquê esperar, o que podemos mudar já?, que vai contar com a participação da enfermeira Telma Vidinha, através do seu testemunho pessoal sobre cuidar de um familiar com doença oncológica; do Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Coimbra, Alexandre Lourenço; da Presidente do Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia de Coimbra, Margarida Ornelas; e da Presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, Catarina Pazes. O encerramento da sessão vai ser feito pelo Presidente da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos, Rui Silva.

A cátedra vai contar com a colaboração da assistente convidada da FMUC, pediatra e coordenadora da equipa de cuidados paliativos pediátricos da Unidade Local de Saúde de Coimbra, Cândida Cancelinha; do assistente convidado da FMUC e médico da especialidade de medicina geral e familiar, Carlos Seiça Cardoso; da doutoranda da FMUC e médica oncologista, Judy Paulo; e da investigadora da FMUC e psicóloga clínica, Mayra Delalibera.