UC marca presença na Cimeira Mundial de Saúde 2023

Lara Ximenes
27 outubro, 2023≈ 3 min read

O subdiretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e coordenador do ICBR-FMUC, Henrique Girão, esteve na Cimeira Mundial da Saúde 2023 em Berlim entre os dias 15 e 17 de outubro.

A Universidade de Coimbra foi a única instituição de ensino superior em Portugal e na Península Ibérica a estar presente no evento por integrar, através do Coimbra Health, a M8 Alliance. Esta prestigiada comunidade é constituída por 31 membros a nível global e funciona enquanto fundação académica da Cimeira Mundial da Saúde. No dia que antecedeu o arranque do evento, ao lado do Coimbra Health, instituições como a Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, o Karolinska Institutet e o Imperial College London participaram na reunião-geral desta aliança.

A principal conferência mundial do setor da saúde, sob o mote “Um Ano Definitivo para a Ação Global em Saúde”, juntou mais de 300 oradores, mais de 20 decisores políticos, bem como académicos, profissionais, membros da sociedade civil e de organizações internacionais. No topo da agenda da reunião estiveram temas como o impacto das alterações climáticas, a prevenção de pandemias e as novas tecnologias digitais.

A Faculdade de Medicina integra com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) o Centro Académico Clínico de Coimbra (CACC), designado por Coimbra Health no plano internacional. Além de Henrique Girão, marcaram presença na Cimeira Mundial da Saúde o presidente do Conselho de Administração, Carlos Santos, e o coordenador da unidade R&D International Networks da UC, Jorge Figueira.

A Cimeira Mundial da Saúde, enquanto principal fórum estratégico internacional sobre saúde global, promove o diálogo e a cooperação alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Imagens: Universidade de Coimbra; Steffen Kugler