Portal da Comissão Europeia destaca investigação liderada pelo iCBR-FMUC

Lara Ximenes
26 janeiro, 2024≈ 3 min read

A investigação publicada na eClinicalMedicine edita pela revista The Lancet, no âmbito do projeto EOLinPLACE, mereceu destaque no CORDIS, portal da Comissão Europeia que dissemina informação sobre projetos europeus e os seus impactos. A CORDIS sublinha a importância de políticas de saúde nos planos nacional e internacional na alocação adequada de recursos a cuidados paliativos e de fim de vida.

O EOLinPlace é um projeto financiado em 1,8 milhões de euros pelo European Research Council (ERC) para os anos 2022-2026. Integram a coordenação Bárbara Gomes, investigadora do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (iCBR-FMUC), e Sílvia Lopes, docente da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL). O projeto de investigação objetiva a melhoria da prestação dos cuidados de saúde em fim de vida, pretendendo transformar a forma como se classificam os locais onde as pessoas recebem cuidados no final da vida e onde morrem.

No universo de análise do artigo científico The rise of home death in the COVID-19 pandemic: a population-based study of death certificate data for adults from 32 countries, 2012-2021 estão dados relativos à morte de 100,7 milhões de pessoas, com uma idade mínima de 18 anos, em 32 países, entre os quais Portugal. Foram comparados locais da morte entre os anos de 2020 e 2021 com dados dos anos 2012-2019 que antecederam a pandemia. Consideram-se outros locais de morte como hospitais ou outras instituições de saúde, bem como local desconhecido. Foram tidos em conta o local de óbito, sexo, faixa etária e causas de morte (com foco para o cancro, demência e covid-19).

Mais informações sobre o EOLinPLACE podem ser consultadas em www.eolinplace.com e na conta do X (antigo Twitter) do projeto. O artigo científico está disponível aqui.