GreenLabs do CiBB comemora dois anos de existência

A iniciativa promove a implementação de práticas sustentáveis diárias nos laboratórios de investigação de forma a reduzir a pegada de carbono e energética e a mitigar o impacto ambiental da investigação, com o claro objetivo de proteger o ambiente.

06 junho, 2024≈ 6 min read

Assinala-se hoje, dia 6 de junho, o 2.º aniversário da iniciativa GreenLabs do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CiBB), unidade I&D que integra o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC), o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da UC, o Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA-Portugal) e o Centro de Excelência em Terapia Génica em Portugal (GeneT).

Desde 2022, o CiBB, enquanto centro de investigação e inovação de utilidade pública, tem levado a cabo uma conduta de Green Lab com o objetivo de ingressar nesta cadeia de investigação sustentável. Esta iniciativa promove a implementação de práticas sustentáveis diárias nos laboratórios de investigação de forma a reduzir a pegada de carbono e energética e a mitigar o impacto ambiental da investigação, com o claro objetivo de proteger o ambiente. As práticas decorrem mantendo a investigação de qualidade e excelência e dentro dos padrões de saúde e segurança.

A implementação de soluções para diminuir a pegada ecológica tem sido uma prática adoptada num número crescente de Universidades e Centros de Investigação por todo o mundo. Através desta iniciativa já foi reduzido o lixo diário associado à investigação, incentivando práticas de redução, reutilização e reciclagem de materiais, foi incentivada a prática de compras (produtos/equipamentos) mais ecológicos, foi apelada a impressão consciente de documentos, foi incentivada a prática de viagens sustentáveis e a realização de eventos ecoconscientes e foram apoiados estudos de quantificação dos diferentes lixos produzidos.

O CiBB, assumindo este compromisso de implementação de práticas sustentáveis e seguindo uma conduta de redução da sua pegada ecológica, tornou-se membro da Rede Portuguesa de Laboratórios de Investigação Sustentáveis - Green Labs Portugal (GLPT)Green Labs Portugal – Green Labs Portugal Website, no dia 23 de março de 2022. No mesmo ano, a 21 de abril, a rede portuguesa tornou-se membro da Rede Europeia de Laboratórios Sustentáveis SELs Network - SELs Network.

O trabalho em rede tem sido a chave para envolver todas as pessoas da comunidade CiBB em torno do objetivo primordial comum, o de proteger o ambiente! Assim, criaram-se duas equipas: a greenCore e a greenKeeper. A equipa greenCore é composta por 12 elementos, quatro de cada um dos três Pólos do CiBB que dão suporte à implementação das atividades em coordenação com a direção do CiBB. A equipa greenKeeper é composta por um elemento de cada grupo de investigação, com um papel fundamental de transmitir a informação que recebe aos restantes colegas e ao responsável do grupo de investigação e, por outro lado, é responsável também por levar assuntos, problemas, ideias e iniciativas do seu grupo para serem colocados em discussão com as equipas do GreenLabsCiBB.

A 22 de setembro de 2023, o GreenLabsCiBB participou na organização do primeiro simpósio nacional da Rede GLPT: “Green Labs Portugal Symposium: Promoting Sustainability in Research”, tendo sido a Universidade de Coimbra a anfitriã deste evento, com o apoio do Gabinete da Pró-Reitora para o Planeamento e Sustentabilidade e o apoio do Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável da UC. O objetivo foi promover a reflexão sobre como diminuir o impacto ambiental associado à atividade de investigação científica. O encerramento do evento ocorreu no Jardim Botânico da UC com a plantação de uma árvore (Apollonias barbujana). Promoveu-se um evento com o mínimo de impacto possível, apelando ao transporte dos participantes de forma o mais eco-consciente possível. Do almoço e coffee breaks restaram 6,3 kg de comida que foram reaproveitados evitando assim o desperdício de comida.

Além do contributo na gestão dos resíduos sólidos e líquidos, que passa pela informação e formação de pessoas, organização de espaços e condições, outra das iniciativas do GreenLabsCIBB é a implementação de estratégias para reutilização de materiais excedentes, resultantes da atividade científica e social dos seus investigadores. Estes materiais que anteriormente iam para o lixo comum ou para a reciclagem acabando por não serem valorizados, passaram a ter uma segunda vida. Assim, foi criado um ponto de recolha destes materiais em cada um dos três Pólos e os materiais excedentes passaram a ser direcionados para outros locais e a ter outros destinos ou nova utilização. Alguns desses materiais passaram a ser recolhidos de forma seletiva para reciclagem e valorização.

O GreenLabsCIBB tem também como objetivo incentivar outros centros, departamentos e unidades da UC para que criem dinâmicas de forma a reduzir de forma expressiva a sua pegada ecológica. A longo prazo, estas iniciativas impactam também de forma positiva as finanças das instituições, na redução de custos com resíduos e na poupança de energia e recursos. A vida sustentável é um esforço mundial, é razoável que, num futuro próximo, se consigam cada vez mais estruturas de apoio e a criação de políticas de sustentabilidade.