CHUC atribui quatro prémios e bolsas de investigação

Lara Ximenes
26 outubro, 2023≈ 3 min read

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) premiou investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica da FMUC. Entre os quatro trabalhos reconhecidos, há dois artigos e dois projetos de investigação nas áreas clínica e translacional.

Liderado por Iolanda Ferreira, o projeto de nome “Previsão de parto vaginal após indução de trabalho de parto com aprendizagem computacional” ganhou a bolsa de investigação na área clínica. João Nuno Correia, Paulo Moura e Ana Luísa Areia são co-investigadores da iniciativa.

A bolsa de melhor projeto na área translacional foi atribuída a uma pesquisa que se debruçou sobre a autofagia desregulada na doença renal diabética. Rui Alves é o investigador principal do estudo resultante de uma parceria entre o serviço de Nefrologia do CHUC com membros do ICBR-FMUC da linha de investigação de doenças cardiovasculares e metabólicas. João Venda, Beatriz Fernandes, Rita Leal, Luís Rodrigues, Henrique Girão, Tânia Martins Marques, Teresa Ribeiro Rodrigues e Maria Vasconcelos Cardoso são os outros investigadores envolvidos.

O estudo que procurou identificar biomarcadores relacionados com a interação tumor-microambiente, explorando dados de expressão genética do lisado remanescente do método de amplificação do ácido nucleico (OSNA), venceu o prémio de melhor artigo de investigação na área clínica. Inês Gante, Joana Martins Ribeiro, João Mendes, Ana Gomes, Vânia Almeida, Frederico Soares Regateiro, Francisco Caramelo, Henriqueta Coimbra Silva, Margarida Figueiredo-Dias são os autores deste artigo científico.

O prémio de melhor artigo de investigação translacional foi atribuído ao trabalho intitulado de “Espetro genético, fenótipo da retina e espessura da RNFL peripapilar em heterozigotos RPGR”. O estudo foi conduzido por João Pedro Marques, Rosa Pinheiro, Ana Luísa Carvalho, Miguel Raimundo, Mário Soares, Joaquim Murta, Jorge Saraiva e Rufino Silva.

A atribuição dos quatro prémios e bolsas de investigação ocorreu nas comemorações do dia do CHUC no passado dia 2 de outubro. No evento, foi ainda prestada homenagem aos profissionais que se aposentaram entre setembro de 2022 e agosto de 2023.