“Prémio Maria Manuela Oliveira” atribuído à Profª Teresa Vieira

Teresa Vieira foi distinguida na 1ª edição do “Prémio Maria Manuela Oliveira” atribuído pela Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM).

13 novembro, 2020≈ 3 mins de leitura

Teresa Vieira

No dia 4 de novembro, Dia Mundial dos Materiais 2020, no Auditório da FCTUC, Edifício Central da FCTUC, em Coimbra, ocorreu a cerimónia de entrega do Prémio Maria Manuela Oliveira da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM) que, na sua primeira edição galarduou a Professora Maria Teresa Freire Vieira, do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

A SPM instituiu em 2019 o Prémio Maria Manuela Oliveira como forma de promover a relevância da igualdade de género nas atividades de investigação, desenvolvimento, inovação, transferência de tecnologia e ensino, na área de Materiais em Portugal, e reconhecer o papel crucial que as mulheres desempenham nas áreas da Ciência e Tecnologia de Materiais.

O Prémio destina-se, pois, a galardoar bienalmente uma mulher, na área da Ciência e Tecnologia de Materiais.

Sobre o Prémio Maria Manuela Oliveira:

O reconhecimento da excelência na inovação tecnológica e investigação científica na área de Materiais faz parte da missão da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM). Neste âmbito, o Conselho Diretivo da SPM instituiu em Maio de 2019 o Prémio Maria Manuela Oliveira, com o objetivo de destacar o papel crucial que as mulheres desempenham nas atividades de investigação, desenvolvimento, inovação e transferência de tecnologia e ensino, na área de Materiais em Portugal. O Prémio Maria Manuela Oliveira (http://spmateriais.pt/site/premio-maria-manuela-oliveira/) pretende igualmente promover a igualdade de género nestas atividades. Maria Manuela Oliveira (http://spmateriais.pt/site/manuela-oliveira/) é uma Engenheira e Doutorada com atividades de investigação e desenvolvimento na área do Materiais e que teve um impacto relevante na área e na SPM, à qual esteve e está ativamente ligada, desde o seu início até aos dias de hoje, na qualidade de secretária geral. Através deste prémio a SPM pretende homenagear e reconhecer a dedicação e contributo de mulheres que se notabilizaram num ou vários dos domínios de interesse da SPM. Espera-se que o testemunho vivo do contributo e dedicação à área de Materiais e à SPM, que é a Manuela Oliveira, sirva de inspiração e incentivo para mais mulheres considerarem uma carreira na área de Materiais. As galardoadas ao Prémio Maria Manuela Oliveira serão nomeadas no seio da direção da SPM e este prémio será entregue cada dois anos, em anos pares, no dia Mundial dos Materiais.