Prémio de Inovação Pedagógica atribuído ao Prof. Manuel Gameiro

Com "Os telemóveis na rua...e na sala de aulas", o Professor Manuel Gameiro vence um dos prémios de Inovação Pedagógica@UC atribuídos pelo Santander.

15 setembro, 2020≈ 3 mins de leitura

Recepção do prémio

© III

Integrado no projeto de inovação pedagógica da UC, conferência “Inovar Pedagogicamente: Significados e Equívocos” contou com a apresentação do Projeto Especial UC-AIPED – Aprendizagem e Inovação Pedagógica na UC, e a dos cinco projetos de inovação pedagógica premiados em 2019-2020, com o apoio do Santander. Sublinha a vice-reitora Cristina Albuquerque que “será certamente um momento de partilha de experiências e ideias inspiradoras e desafiantes, que esperamos que se constitua como o mote para uma larga participação dos docentes da UC nas candidaturas ao Prémio no corrente ano letivo”. Um dos premiados com o Professor Manuel Gameiro do nosso Departamento com o projecto intitulado: Os telemóveis na rua...e na sala de aulas.

Atualmente os telemóveis incorporam sensores (por exemplo, acelerómetro triaxial, microfone, sensor de iluminância, sensor de GPS, sensor de campo magnético, etc.) que, através da utilização de um conjunto variado de aplicações informáticas, podem ser usados para a medição e registo de grandezas físicas. Neste projeto pretende-se explorar o uso deste equipamento de comunicação, que tem uma utilização praticamente universal pelos elementos da comunidade estudantil universitária, para, num ambiente de "crowdsourcing", realizar algumas experiências científicas relacionadas com os conteúdos pedagógicos de uma disciplina. Serão escolhidos temas com relevância e pertinência atual para a sociedade, decorrendo as experiências no quadro de uma cobertura geográfica alargada da cidade de Coimbra relativamente às questões da mobilidade urbana, da exposição da população ao ruído e do ambiente acústico e visual.

Link para a apresentação AQUI.

Capture_Inovar_Pedagogicamente.jpg

Premiados nesta edição. O Professor Manuel Gameiro é o terceiro a partir da esquerda.