Quem somos

O Centro de Geociências (CGeo) é uma unidade de Investigação & Desenvolvimento que foi criada em 1975, no âmbito do Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC). Em 1992 passou a integrar a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e, desde 2014, é um consórcio de quatro instituições: Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Tomar, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Instituto Terra e Memória. Desde 2024, um consórcio de cinco instituições com a adição da Universidade Autónoma de Lisboa.

O CGeo está empenhado em implementar projetos de pesquisa através de abordagens transversais integradas, em especial com benefícios para a sociedade, na formação e no avanço e partilha deconhecimento, com ênfase na cooperação N-S e S-S. Está também empenhado em promover a formação avançada e a tutoria de estudantes e ECRs (Early Careers) através de workshops especializados e mentorias, bem como em apoiar a integração de ECRs em posições permanentes de carreira, com um compromisso financeiro via FCT-tenure, para que estes se possam tornar mentores da próxima geração de doutorandos, garantindo, assim, a continuidade do CGeo e a génese de uma futura geração de investigadores.

CGeo em vídeo

As preocupações relacionadas com a igualdade e inclusão de género são reconhecidas pelo CGeo, cossignatário do Plano de Igualdade de Género publicado pelas respetivas universidades e institutos parceiros. O CGeo segue as orientações do EDI que são disponibilizadas às unidades de I&D por equipas de peritos das instituições de acolhimento (por ex.:GENDER@UC). O CGeo reconhece que a igualdade entre homens e mulheres na ciência é uma prioridade e está empenhado em criar oportunidades e apoiar os nossos investigadores para que atinjam estes objectivos.