/ Infraestruturas Científicas

Inovação Social & Cultural

PRISC | Portuguese Research Infrastructure for Scientific Collections

Responsável | Marta Catarino Lourenço

Colecções científicas - rochas, fósseis, minerais, jardins botânicos, instrumentos científicos históricos e instrumentos médicos, herbários, espécimes zoológicos, etno-botânicos, núcleos de solo e gelo, ADN, bancos de sementes e tecidos, arquivos de som e fontes documentais específicas - são fontes inestimáveis para o sistema científico nacional e internacional numa vasta gama de campos interdisciplinares. No entanto, só podem ser utilizadas se as colecções forem preservadas e tornadas acessíveis de acordo com normas internacionais. O PRISC reúne conhecimentos e recursos para transformar uma paisagem heterogénea e dispersa numa infra-estrutura nacional coerente e sustentável de colecções científicas para utilizadores nacionais e internacionais das ciências e humanidades. Através dos seus serviços, PRISC fornece colecções bem preservadas e acessíveis que podem ser cada vez mais utilizadas na investigação actual e futura, ensino pós-graduado e comunicação científica para o público em geral.

Instituição Coordenadora | Universidade de Lisboa, através Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC-UL).

Instituições Parceiras | Universidade do Porto, através do Museu de História Natural e da Ciência (MHNC-UP), e Universidade de Coimbra através do Museu de Ciência (MCUC) e Jardim Botânico (JBUC).

Serviços

  • Acesso público e aberto a coleções científicas.

  • Espaço de armazenamento para colecções científicas.

  • Conservação de coleções científicas, consultoria sobre coleções científicas, formação em coleções científicas, e atividades de divulgação.