/ Infraestruturas Científicas

Ciências Físicas & Engenharia

ENgAGE SKA | ENAbling Green E-science for Square Kilometer Array

Responsável | Domingos da Silva Barbosa

ENGAGE SKA implementa um plano de acção que associa investigação de fronteira e desenvolvimento tecnológico em estreita colaboração com a indústria portuguesa, promovendo a participação de Portugal na Praça Kilometer Array, o maior radiotelescópio do século XXI, a ser instalado na África Austral e Austrália. Esta plataforma estimulará o desenvolvimento tecnológico, reunindo formação e TIC, energias renováveis e inovação espacial, incluindo o ensaio de protótipos em solo nacional.

Instituição Coordenadora | Instituto de Telecomunicações (IT)

Instituições Parceiras | Instituto de Telecomunicações de Aveiro (IT Aveiro/IT); Universidade de Aveiro (UA); Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FC/ UP); Universidade de Coimbra (UC); Universidade de Évora (UE); Instituto Politécnico de Beja (IPBeja); Associação RAEGE Açores (A-RAEGE-Az).

Atividades

• Astronomia, radiofrequência e tecnologias ópticas fundamentais para a radioastronomia, formação em astrofísica computacional, caracterização e instalações de ensaio com inclusão de tecnologias verdes (Solares).
  • Abertura para otimização de tecnologias de matriz, observações solares (rádio e
    óptico), desenvolvimento de software de astronomia e E.Science, Computação e armazenamento de dados.

LLPT | Laserlab - Portugal

Responsável | Gonçalo Nuno Marmelo Foito Figueira

Laserlab-Portugal é uma infra-estrutura de investigação distribuída que fornece sistemas laser de última geração para a comunidade científica e industrial. O nó de Lisboa é especializado em lasers pulsados de muito alta potência para o estudo das propriedades da matéria a intensidades de luz muito elevadas. O nó de Coimbra é especializado em fotoquímica, fotobiologia e fotomedicina. Esta capacidade cobre uma vasta quantidade de parâmetros laser com aplicação em física, química, materiais, biologia, medicina e outros campos. LLPT é membro do LaserLab Europa, participando em várias actividades de acesso, investigação conjunta e trabalho em rede.

Instituição Coordenadora | Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento (IST-ID).

Instituições Parceiras | Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do Instituto Superior Técnico (IPFN/ IST/UL); Universidade de Coimbra (UC).

Serviços

• Acesso a sistemas de laser e a ferramentas de modelação para interações laser-matéria;

• Acesso acompanhado à absorção transitória de femtossegundos com detecção UV/ VIS/NIR, à contagem de picossegundos de fotões simples, à calorimetria fotoacústica de nanossegundos, à fotoquímica em matrizes e à fototerapia e fotodiagnóstico e às instalações de imagem química, para além de dar acesso aos utilizadores do LaserLab Europa, incluindo a formação de jovens investigadores.

PAMI | Portuguese Additive Manufacturing Initiative

Responsável | Paulo Jorge da Silva Bártolo

A PAMI concentra-se no desenvolvimento e exploração de processos de fabrico de inspiração biológica camada por camada para produzir produtos personalizados de alto valor, e pretende responder a um desafio crucial de competitividade e ameaça à propriedade futura: colmatar a lacuna entre as actividades de I&D e o desenvolvimento de inovações tecnológicas no fabrico.

Instituição Coordenadora | Instituto Politécnico de Leiria

Instituições Parceiras | Instituto Pedro Nunes (IPN); Universidade de Coimbra (UC); Instituto de Sistemas e Robótica (ISR/UC), Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC/UC); Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos (CENTIMFE).

Serviços

• Apoiar parcerias indústria-academia e expandir o número de investigadores/as e engenheiros/as qualificados/as na área.

PTNMR | Portuguese Nuclear Magnetic Resonance Network

Responsável | Eurico José da Silva Cabrita

O PTNMR proporciona um acesso coordenado a uma plataforma nacional de equipamento, recursos, serviços e competências em Ressonância Magnética Nuclear para uso das instituições participantes e para a comunidade científica, do sistema nacional e internacional de I&D da indústria e do meio académico. O principal objectivo é a manutenção de uma plataforma única que promova a integração técnica, a partilha de recursos e a gestão combinada da infra-estrutura de Ressonância Magnética Nuclear, permitindo o acesso a espectrómetros de RNM modernos e plenamente operacionais e o apoio a iniciativas de I&D.

Instituição Coordenadora | Nova.ID - Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT

Instituições Parceiras | Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/NOVA); Universidade do Minho (UM); Universidade do Porto (UP); Universidade de Aveiro (UA); Universidade de Coimbra (UC); Universidade da Beira Interior (UBI); Instituto Superior Técnico (IST/UL); Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB/NOVA); Universidade da Madeira (UMa).

Serviços