Women and Science Chair (Prazo: 30 de Junho de 2022)

13 junho, 2022≈ 3 mins de leitura

A Women and Science Chair da Universidade Paris Dauphine-PSL, destina-se a mobilizar e desenvolver abordagens multidisciplinares para analisar os determinantes e o impacto da pouca participação das mulheres nos estudos e carreiras científicas (matemática, informática, ciências naturais e tecnologia). A Women and Science Chair é membro da rede de cátedras da UNESCO. Foi criada com o apoio da Fundação L'Oréal, Generali, La Poste, Safran, Talan e Amundi, em parceria com o Instituto de Políticas Públicas e o Institut Louis Bachelier.

Em 2022, a Women and Science Chair lança o seu quarto concurso para projetos de investigação destinados a toda a comunidade académica sem quaisquer restrições em termos de disciplinas ou em termos de metodologia (estudos de campo, modelação, estudos empíricos, abordagens experimentais, etc.). Todos os anos, 5 a 7 projetos de investigação são selecionados e recebem o apoio de até 10.000 euros.

Os projetos apresentados podem estar relacionados com todos os temas da Women and Science Chair. No entanto, o júri prestará especial atenção aos temas considerados prioritários para a convocatória de 2022:

• Impacto da menor presença das mulheres na forma como a ciência é desenvolvida (investigação fundamental, investigação aplicada, inovação técnica): conceção de estudos científicos, qualidade da investigação e orientações tomadas.
  • Enviesamento de género na orientação para as disciplinas e carreiras científicas: papel dos diferentes intervenientes (prescritores, professores, conselheiros de carreira, RH, gestores, etc.), métodos para reduzir estes viés, eficácia e avaliação das ações e experiências já realizadas.

Será também dado particular interesse a projetos que envolvam investigadoras de diferentes disciplinas e/ou que envolvam análises e comparações internacionais.

O prazo para a apresentação de candidaturas a este concurso para projetos de investigação é 30 de Junho de 2022.

Mais informações aqui.