Women and Science Chair da Universidade Paris Dauphine-PSL - Edição 2023

19 julho, 2023≈ 3 mins de leitura

A Women and Science Chair da Universidade Paris Dauphine-PSL, destina-se a mobilizar e desenvolver abordagens multidisciplinares para analisar os determinantes e o impacto da subrepresentação das mulheres nas carreiras académicas e de investigação científica (matemática, informática, ciências naturais e tecnologia). Todos os anos, 5 a 7 projetos de investigação são selecionados e recebem o apoio de até 10.000 euros.

Em 2023, a Cátedra Women and Science lança o seu quinto concurso para projetos de investigação destinados a toda a comunidade académica sem quaisquer restrições em termos de disciplinas ou em termos de metodologia. São bem-vindas as propostas que se concentram em um ou mais dos tópicos prioritários da Cátedra, como o exame das lacunas e diferenças de género na carreira, oferta e procura em educação científica, políticas públicas, e ciência sobre o impacto de estudos científicos realizados sem ter em consideração as dimensões de sexo e/ou género. No entanto, o júri prestará especial atenção aos temas considerados prioritários para a convocatória de 2023:

• Impacto da menor presença das mulheres na forma como a ciência é desenvolvida (investigação fundamental, investigação aplicada, inovação técnica): conceção de estudos científicos, qualidade da investigação e orientações tomadas;
  • Enviesamento de género em ciência e tecnologia (estudos científicos e carreiras), particularmente em inteligência artificial (IA), inovação tecnológica e tecnologia digital;
  • Enviesamento de género na orientação para as disciplinas e carreiras científicas: papel dos diferentes intervenientes (prescritores, professores, conselheiros de carreira, RH, gestores, etc.), métodos para reduzir estes viés, eficácia e avaliação das ações e experiências já realizadas.

Será também dado particular interesse a projetos que envolvam investigadoras de diferentes disciplinas e/ou que envolvam análises e comparações internacionais.

O prazo para a apresentação de candidaturas a este concurso para projetos de investigação é 25 de setembro de 2023.

Mais informações aqui.