Seminário sobre Cidadania Energética integra Sustainable Energy Week da Comissão Europeia

O seminário Sustainable Energy Day: Cidadania Energética, organizado pelo Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da UC, aconteceu a 15 de junho no Colégio da Trindade.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
15 junho, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Projetar as comunidades de energia enquanto instrumentos geradores de Cidadania Energética e promover tanto a educação como a articulação entre os diversos agentes no âmbito da constituição, instalação e governança é o mote do projeto do ComEnerg - Comunidades de Energia em Portugal, Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (IJ/FDUC).

“Nós temos aqui um projeto de investigação, com vários investigadores do IJ/FDUC para estudar Comunidades de Energia renováveis”, explica a Tutora da Equipa e Investigadora Integrada do IJ, Fernanda Paula Oliveira. O projeto pretende envolver a comunidade e os “cidadãos na produção e distribuição de energia, no combate à pobreza energética”, ou seja, incluir as pessoas “em tudo que tem a ver com a transição energética que nós temos que ter hoje no mundo e nas próprias cidades”, afirma a responsável.

Eis o que pode fazer:

Mesmo sendo uma temática muito complexa e, tal como revela a tutora do projeto, “uma novidade no ordenamento jurídico Português”, é fundamental aproximar a investigação às comunidades. Assim, o ComEnerg organizou o seminário "Sustainable Energy Day – Cidadania Energética”. Aceite como evento apoiado pela Comissão Europeia (CE), a iniciativa passou a constar do catálogo de eventos da Sustainable Energy Week da CE.

Saiba mais sobre o projeto ComEnerg aqui.