Jorge Lousada vence Olimpíadas da Economia e liderará Portugal na Rússia

03 maio, 2019≈ 5 mins de leitura

© FEUC

O aluno da Escola Secundária/3 S. Pedro (Vila Real), Jorge Lousada, foi o grande vencedor das VI Olimpíadas da Economia. O jovem transmontano liderará assim a comitiva portuguesa que participará nas Olimpíadas Internacionais da Economia (IEO), em São Petersburgo, de 23 de julho a 1 de agosto.
O pódio ficou completo com o segundo lugar de António Gouvêa (Escola Secundária Quinta do Marquês, Oeiras) e o terceiro lugar de Pedro Fragoso da Silva (Escola Secundária de Benavente), tendo sido atribuídas duas Menções Honrosas a Diana Duarte (Colégio Luso-Francês, Porto) e Daniel Gonçalves (Colégio de Santo André, Mafra). Os quatro alunos acompanharão Jorge Lousada na comitiva portuguesa nas IEO.

A Fase Final das VI Olimpíadas da Economia reuniu 47 participantes oriundos de 36 Escolas Secundárias de Portugal Continental e Açores. Durante a sessão de encerramento, João Pedro Santos, Coordenador Geral das Olimpíadas da Economia, lamentou a não participação de escolas da Guarda e Évora nas OE VI, assim como o facto de os alunos da Madeira não terem participado na Fase Final por “motivos de natureza financeira, algo que não é concebível num país desenvolvido”.

Na sessão de encerramento foram ainda atribuídos prémios votados pelos participantes, como forma de promover a interação entre participantes. Margarida Raposo (Colégio do Castanheiro, Ponta Delgada) venceu a categoria Mais Bairrista, Diana Silva (Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, Coimbra) venceu a categoria Melhor Oradora e Francisco Pereira (Externato Camões, Gondomar) venceu as categorias Mais Académico e Mais Feliz.
Mariana Caetano (Escola Secundária Amato Lusitano, Castelo Branco) foi distinguida pelos colegas como a Melhor Economista, tendo recebido como prémio a participação na Universidade de Verão da Universidade de Coimbra.

João Pedro Santos aproveitou durante a sessão para relembrar que a edição foi a mais bem-sucedida da história do projeto, contado com a participação de 1707 participantes repartidos por 103 escolas secundárias na Primeira Fase.
Agradeceu ainda aos parceiros da edição, com destaque para a Universidade de Coimbra, Faculdade de Economia da UC, Câmara Municipal de Coimbra, Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Associação Académica de Coimbra, Ler+Ciência, SMUTC e Delta Cafés.

A Sessão de Encerramento contou com a presença de Cláudia Cavadas, Vice-reitora da Universidade de Coimbra, Teresa Pedroso de Lima, Diretora da FEUC, Francisco Andrade, Presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Cristina Robalo Cordeiro, Coordenadora do Ler+ Ciência e Danil Fedorovykh, Presidente da International Economics Olympiad.

No encerramento da sessão, a vice-reitora da Universidade de Coimbra felicitou todos os participantes, tendo deixado o desejo de uma participação digna na Rússia, em representação de Portugal, mas também da Universidade de Coimbra. Aproveitou ainda para felicitar o esforço da Comissão Organizadora na dinamização e implementação das Olimpíadas da Economia, assim como de todas as escolas e encarregados de educação envolvidos.
A terminar, deixou o desejo de poder acolher em Coimbra a final das Olimpíadas Internacionais da Economia, reiterando que “se o mesmo não suceder, não será por falta de vontade da Universidade de Coimbra”.

As OE VI tiveram como momento alto de aprendizagem o Fórum Felicidade no Ensino, que contou com a presença de Manuel Caldeira Cabral, ex-Ministro da Economia Gabriel Leite Mota, único português Doutorado em Economia da Felicidade, Georg Dutschke, fundador do Happiness Works e Cristina Robalo Cordeiro, Coordenadora do Ler+Ciência.

O rigoroso processo de seleção dos vencedores contou com três momentos. Os participantes foram colocados à prova num quiz individual assim como em dois desafios de grupo: desafio Delta Cafés, tendo como foco a Felicidade nas Organizações, e Desafio Felicidade no Ensino, organizado em articulação com a Universidade de Coimbra.

Paralelamente, decorreu um conjunto variado de atividades de índole cultural, com destaque para a visita à Universidade de Coimbra, ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e a presença no Festival VIII Badaladas, organizado pela Quantuna.

As VII Olimpíadas da Economia, a decorrer em 2019/20, terão como tema a Economia Circular.

FEUC