FEUC avança para mandato de continuidade: "Teremos de ser imaginativos"

José Manuel Mendes é o novo Diretor da Faculdade de Economia da UC para o biénio 2024-2026.

AB
Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
30 abril, 2024≈ 2 mins de leitura

© DCOM | UC

“Procuro dar continuidade ao trabalho já realizado e em curso”, avança o novo diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). José Manuel Mendes tomou posse esta terça-feira, 30 de abril, depois de ser eleito por unanimidade pela Assembleia da Faculdade.

O aumento da qualificação do corpo docente, a reestruturação da oferta letiva e o início da certificação internacional das licenciaturas em Economia e Gestão foram algumas das metas enumeradas para o biénio 2024-2026.

O grande desafio da FEUC será as obras de “grande envergadura” no edifício, a começar pela biblioteca. “É fundamental assegurar a criação de soluções temporárias e adequadas durante o processo de requalificação”, declara José Manuel Mendes. Está também para breve a construção de instalações “para a formação avançada e serviços, num terreno adjacente à FEUC.”

“A Faculdade de Economia da UC, estando num espaço nobre da cidade, está limitada na sua capacidade de expansão”, alerta o diretor, que pede à reitoria uma reflexão sobre o futuro da FEUC, tendo em vista um “crescimento sustentado”. “Teremos de ser imaginativos, pensar novos espaços e estudar novas parcerias nas possibilidades de financiamento”, conclui José Manuel Mendes.

Eis o que pode fazer:

A FEUC tem margem para crescer “e para ganhar cada vez mais expressão internacional”, admite o Reitor da Universidade de Coimbra. Nos últimos anos, a Faculdade de Economia tem tido uma “trajetória positiva” e é nesse caminho que Amílcar Falcão espera que a FEUC se mantenha.

Acerca do crescimento da Faculdade de Economia, o Reitor da UC garante que “é um caminho que está iniciado”. Por enquanto, Amílcar Falcão considera ser necessário dar atenção ao CeBER-UC e às obras de requalificação no edifício da FEUC, situação para a qual garante ajudar a manter as condições normais ao funcionamento.

Reveja aqui a cerimónia:

Eis o que pode fazer:

Emissão em direto realizada por Ana Bartolomeu e Karine Paniza.