Empresas e entidades convidadas a contribuir para o Plano Estratégico da UC 2023-2027

A auscultação às empresas e entidades externas teve lugar a 12 de janeiro no Colégio da Trindade.

KP
Karine Paniza
12 janeiro, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | DCOM

Aproximar de forma estruturada e antecipar o futuro, proporcionando uma oportunidade para mapear o percurso da Universidade de Coimbra (UC). Agora é a vez de ouvir as perspetivas e contribuições das empresas e outras entidades especialmente relevantes para a Universidade, na construção do Plano Estratégico da UC 2023-2027.

Cerca de 40 representantes de empresas, provenientes de norte a sul do país, reuniram-se para discutir e apresentar diversas perspetivas sobre temas cruciais para a UC, tais como: promoção da colaboração Universidade-Indústria em I&D&I, desenvolvimento de currículos, valorização de tecnologia e conhecimento, fixação de empresas na Região de Coimbra.

“Acho que é uma iniciativa excelente a Universidade de Coimbra não querer pensar na sua estratégia sozinha, mas convidar os seus parceiros externos para o fazer”, revela Adriana Miranda, diretora financeira da Olympus Medical Products Portugal. “Para que Coimbra e as empresas que cá estão consigam crescer é importante trabalharmos em conjunto, a Universidade com as empresas”.

“Para nós, que somos uma empresa no setor da saúde, é importante que haja um alinhamento entre as expectativas, as necessidades do mercado e a formação dos alunos e futuros profissionais”, afirma Carlos Parente, consultor sénior da Siemens Healthineers. Aumentar o contacto dos estudantes com as empresas e ampliar a discussão sobre os temas relevantes para o futuro da sociedade são algumas das propostas discutidas.

Para João Ribeiro, líder da equipa de inovação da Galp Energia, o seu trabalho consiste precisamente em ligar a empresa às start-ups e à Academia, “procurar oportunidades de trabalhar em conjunto e encontrar soluções com abordagens inovadoras para a área de energia”, explica. “No meu grupo, tivemos uma geração de ideias bastante boas, como reforçar os desafios lançados aos estudantes”.

"Juntos pelo Futuro da UC" é o lema do processo de planeamento estratégico 2023-2027, onde toda a comunidade e partes interessadas da Universidade de Coimbra são chamadas a intervir. Mais informações sobre o planeamento estratégico da UC em www.uc.pt/planeamento/.