"Criar para renovar" 250 Anos das Reformas Pombalinas na UC em selo

A cerimónia de obliteração do selo contou com o carimbo e assinatura do Reitor da UC, do diretor de Filatelia dos CTT e dos parceiros.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
06 maio, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Foi lançada a emissão de selos especialmente dedicada aos 250 anos das Reformas Pombalinas na Universidade de Coimbra (UC).

“Os selos são uma invenção relativamente recente, do século XIX”, explica Raul Moreira, diretor de Filatelia dos CTT. “Surgiram em 1840 em Inglaterra e 1853 em Portugal”. Raul Moreira conta que, todos os anos, os CTT recebem cerca de mil pedidos de criação de selos comemorativos e são selecionados cerca de 25 para produção. As Reformas Pombalinas na UC foi uma das propostas escolhida para o ano de 2022.

Eis o que pode fazer:

Criar para renovar é o mote escolhido para assinalar o programa comemorativo dos 250 anos das Reformas Pombalinas na UC. Para enfatizar a data o Reitor da UC, Amílcar Falcão afirma que a intenção não foi "limitar-nos à educação".

Reconhecendo o “cuidado muito grande” com a efeméride, o responsável admite que vão ser abordadas tanto as mudanças “muito boas, mas também as menos boas”.

Dividida em duas partes, a cerimónia de obliteração do selo comemorativo contou com o carimbo e assinatura de alguns dos representantes das entidades que assinalam os 250 anos das Reformas Pombalinas como o Jardim Botânico, Imprensa, Museu da Ciência, Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra.

A programação completa e todas as informações sobre as comemorações podem ser encontradas em https://criarpararenovar.uc.pt/