Ciclo de tertúlias sobre o 25 de Abril agora em livro

A obra "PORTUGAL 50 ANOS | 1973-2023: O que mudou? O que falta fazer?" vai ser apresentada por José Manuel Pureza e Maria de Belém Roseira, com a moderação de Manuel Portela e tem lugar a 23 de abril, pelas 18 horas, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
22 abril, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Entre janeiro e julho de 2023, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) organizou um ciclo de tertúlias com o “objetivo de refletir sobre as transformações que ocorreram em Portugal desde o 25 de Abril até aos nossos dias”, conta o docente da UC e coordenador, João Gouveia Monteiro. As reflexões foram coletadas em livro e são agora apresentadas na obra “PORTUGAL 50 ANOS | 1973-2023: O que mudou? O que falta fazer?”

Com a gravação das sessões, João Gouveia Monteiro conta que houve uma "iniciativa espontânea" de pegar nas transcrições e o registo, agora tornado livro, acabou por tornar-se uma "memória de sete debates orais". O responsável acrescenta que "tem um sabor especial" por não ser um livro académico, mas ter "um perfume de tertúlia".

Eis o que pode fazer:

O ciclo contou com a participação várias personalidades de gerações diferentes, antes e depois do 25 de Abril, para falar de temas como a Demografia e o Ordenamento do Território, a Cidadania e os Direitos Individuais, Ser Jovem em Portugal hoje, com destaque ao acesso à habitação e ao primeiro emprego. Houve ainda tertúlias que focaram a Literacia, Cultura e as Artes, o Jornalismo as Fake News e as redes sociais, a Saúde Mental e o Envelhecimento. O ciclo culminou com o tema “Utopias, a liberdade, o tempo”.

A apresentação da obra acontece a 23 de abril, pelas 18 horas, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra. Mais informações aqui.