Centro de Documentação 25 de Abril convida a cidade para as comemorações dos 50 anos da “Revolução dos Cravos”

Programa comemorativo culmina no espetáculo de música e poesia “Cantar e Declamar Abril”, dia 25, pelas 18h00, no Claustro da Liga dos Combatentes.

RS
Rui Marques Simões
22 abril, 2024≈ 5 mins de leitura

O Centro de Documentação 25 de Abril (CD25A) da Universidade de Coimbra (UC) tem vindo a promover, desde inícios de 2024, um conjunto de iniciativas comemorativas dos 50 anos da “Revolução dos Cravos”, que culmina no evento “Cantar e Declamar Abril”, quinta-feira, dia 25, pelas 18h00, no Claustro da Liga dos Combatentes (Colégio da Graça, Rua da Sofia) - prolongando-se em outras iniciativas até 2026.

No dia que marca o cinquentenário do 25 de Abril de 1974, o CD25A convida a cidade para as comemorações. O dia começa, às 10h00, com a visita guiada “O 25 de Abril em Coimbra", promovida em parceria com a associação Rebobinar [já com inscrições esgotadas para dia 25, mas ainda com algumas vagas para uma segunda edição, a 1 de maio – contactos 915809163 ou geralrebobinar@gmail.com]: no final do percurso, , abrem-se as portas para uma visita aos espaços do Centro, onde está patente uma exposição fotográfica sobre o pós-25 de Abril em Coimbra.

Mais tarde, a partir das 18h00, o CD25A organiza, em parceria com o Núcleo Regional de Coimbra da Liga dos Combatentes, o evento “Cantar e Declamar Abril”, que contempla uma atuação do Coro das Mulheres da Fábrica, um momento de declamação de “poemas de Abril” e um concerto da Tuna Souselense.

Para além destas duas iniciativas, o CD25A colaborou, nos últimos meses, com dezenas de ações de divulgação e exposições itinerantes pelo País, cedendo peças originais ou reproduções do seu acervo (de mais de quatro milhões de documentos) a cerca de 80 entidades, como escolas, municípios, juntas de freguesia, associações e produtoras culturais (cinema e teatro) nacionais e internacionais, mas também embaixadas, órgãos de comunicação social, professores, investigadores e estudantes. De momento, os documentos do acervo do CD25A estão patentes em espaços como o Museu de Serralves e eventos como a Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra. As “Rotas da Itinerância”, que revelam os locais por onde circulam os materiais pedagógicos produzidos pelo Centro – com um mapa de todas as exibições, em Portugal continental –, podem ser consultadas aqui.

O CD25A também tem patente até 15 de junho, em Alcobaça (instalações da Caixa de Crédito Agrícola), a exposição “50X Abril: Ainda há história para contar?”, organizada em parceria com a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e o Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça.

Acompanhando a agenda nacional, as comemorações do cinquentenário do movimento revolucionário de 25 de Abril de 1974, pelo CD25A, vão estender-se até 2026 – o conjunto de iniciativas seguintes será apresentado em momento oportuno.

Mais informações sobre o Centro de Documentação 25 de Abril – criado em 1984, pela Universidade de Coimbra, para “recuperar, organizar e pôr à disposição da investigação científica o valioso material documental disperso pelo país e estrangeiro sobre a transição democrática portuguesa (o 25 de Abril de 1974, os acontecimentos preparatórios e as suas principais consequências), mas também sobre toda a segunda metade do século vinte português” – e sobre as suas atividades estão disponíveis em https://www.cd25a.uc.pt/.

O programa completo das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril na Universidade de Coimbra está em http://www.uc.pt/cultura/25abril/programa.