Biblioteca Geral da UC celebra os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

O evento está marcado para dia 6 de dezembro, quarta-feira, às 18 horas, e como está esgotado vai ser transmitido em direto no facebook da BGUC.

KP
Karine Paniza
04 dezembro, 2023≈ 2 mins de leitura

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução 217 A III) em 10 de dezembro 1948, completa 75 anos de existência.

Para celebrar a data e chamar a atenção para a sua importância o Conselho Geral da Universidade de Coimbra (UC), em parceria com o Ius Gentium Conimbrigae - Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da UC e a Biblioteca Geral da UC (BGUC), vão promover a 6 de dezembro uma sessão evocativa. O evento conta com a presença de Vital Moreira, Comissário Nacional do 75.º aniversário da DUDH, que vai expor o contexto e o processo de produção do texto entre 1946 e 1948 no âmbito da ONU, dando simultaneamente uma ideia do conteúdo do documento aprovado a 10 de dezembro de 1948. Teresa Pizarro Beleza vai abordar o legado da "Carta", a sua importância e influência histórica à escala mundial nas décadas seguintes, assim como o seu lugar no quadro do Direito Internacional de Direitos Humanos e a sua atualidade.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer:

“Foi em Paris, no Palais de Chaillot, a 10.XII.1948, que a ONU aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Era a peça que faltava no edifício começado a construir no decurso da II Guerra Mundial, na sequência do fracasso da Sociedade das Nações”, explica João Gouveia Monteiro, historiador e antigo diretor da BGUC. Na DUDH, pode-se ler um “preâmbulo e 30 artigos" onde "cabem não só́ os «direitos naturais», mas também os políticos e sociais gerais”, destaca. “Como sabemos, subsistem deploráveis violações. Também por isso é tão importante recordar este documento, sujeito à usura do tempo (há novos desafios por contemplar) mas que permanece como um farol”.

A sessão evocativa do 75.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos está marcada para dia 6 de dezembro, quarta-feira, às 18 horas. O evento está esgotado e vai, por isso, ser transmitido em direto no facebook da BGUC.

Partilhe