Arranca investigação financiada com 3 milhões e liderada pela UC sobre mudanças no património cultural colonial na Europa

O "CONCILIARE” investigará mudanças no património colonial europeu, as respetivas reações e representações de cidadãos europeus, e irá propor formas de reduzir conflitos entre grupos nesse domínio e de criar uma maior confiança nessas mudanças.

CC
CONCILIARE
27 março, 2024≈ 3 mins de leitura

As 11 entidades que participam no "CONCILIARE" estiveram reunidas em Roma para a reunião de arranque do projeto, de 18 a 20 de março.

© DR

A Universidade de Coimbra (UC) liderará nos próximos três anos o consórcio europeu “CONCILIARE” – “Confidently changing colonial heritage”, que investigará mudanças no património colonial europeu, as respetivas reações e representações de cidadãos europeus, e irá propor formas de reduzir conflitos entre grupos nesse domínio e de criar uma maior confiança nessas mudanças. O projeto arrancou oficialmente no presente mês de março.

Financiado com cerca de três milhões de euros pela Comissão Europeia (“HORIZON-CL2-2023-HERITAGE-01-04: Cultural heritage in transformation – facing change with confidence”, GA n.º 101132582), "CONCILIARE" é coordenado por Joaquim Pires Valentim, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC e integra nove instituições científicas – Universidade de Coimbra (Portugal), Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica), Universidade de Utrecht (Holanda), Universidade de Roma ‘La Sapienza’ (Itália), Universidade de Helsínquia (Finlândia), Instituto de Ciências Sociais Ivo Pilar (Croácia), Universidade do Minho e Centro de Estudos Sociais (Portugal) e CegeSoma (Bélgica) – e duas não científicas – Afropean project, e ICOM (Bélgica). A história e equipa de "CONCILIARE" emana em parte da COST Action IS 1205 “Social psychological dynamics of historical representations in the enlarged European Union” que decorreu entre 2012 e 2016.

O "CONCILIARE" contempla quatro áreas fundamentais em mudança: manuais escolares, espaços públicos, museus e produtos culturais e tradições que evocam o passado colonial. Ancorado na área de Psicologia Social, inova com uma forte abordagem interdisciplinar de Humanidades e Ciências Sociais, metodologicamente diversa, estudando grupos de diferentes origens, gerações e contextos culturais. O foco não será apenas em países com um passado colonial, dado que uma das ideias base que se pretende explorar é a intersecção do passado colonial europeu com representações contemporâneas de identidade europeia.

Os estudos e atividades desenvolvidas contarão ainda com o apoio de especialistas nas áreas visadas da Universidade de Kinshasa (Congo), Universidade de Rutgers (Estados Unidos da América), Universidade Católica de Leuven (Bélgica), Universidade Autónoma de Madrid (Espanha), Universidade de York & Salford (Reino Unido), Universidade de Basel (Suíça), CARMAH (Alemanha) e Associação de Museus (Reino Unido).

Os 11 parceiros do "CONCILIARE" estiveram reunidos em Roma para a reunião de arranque do projeto, de 18 a 20 de março.