UBI PROMOVE THINK TANK PARA INCENTIVAR AS ESTUDANTES A ESCOLHEREM A ÁREA DA ENGENHARIA

No próximo dia 23 de junho, a Universidade da Beira Interior, com o apoio da Ordem dos Engenheiros, vai demonstrar que a Engenharia pode ser uma escolha com futuro para as estudantes. A iniciativa, que permite também assinalar o Dia Internacional da Mulher na Engenharia, decorre no Anfiteatro 8.1 da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior, a partir das 14 horas.

16 junho, 2023≈ 5 mins de leitura

A Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior vai demonstrar que o sucesso profissional das mulheres pode estar na profissão de Engenheira. A programação do evento vai permitir a partilha de conhecimento e da experiência de um conjunto de oradoras que exercem na área.

A iniciativa serve também para comemorar o do Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, celebrado anualmente no dia 23 de junho, para exaltar o talento e a capacidade das mulheres engenheiras, que conquistam cada vez mais espaço no mercado.

A programação do evento vai permitir a partilha de conhecimento e da experiência de um conjunto de oradoras que exercem na área, englobando a visita à exposição de posters “As raparigas na Engenharia” e propõe a reflexão sobre as temáticas “As mulheres e raparigas na Engenharia da UBI” e “Engenharia vs Engenheiras”. E, ainda, a dinamização de uma mesa-redonda e debate sobre “Valorização e Transferência de Conhecimento: o papel da Engenheira”.

A iniciativa serve também para comemorar o do Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, celebrado anualmente no dia 23 de junho, que exalta o talento e a capacidade das mulheres engenheiras, que conquistam cada vez mais espaço no mercado.

O evento decorre também em formato Webinar. Os interessados em participar, devem enviar um e-mail para aalves@ubi.pt, indicando o nome, e-mail e país de origem.

14h00 | Visita à exposição de posters – As raparigas na Engenharia

15h00 | Sessão de boas-vindas - Abertura

Mário Freire, Presidente da FE

Fernando de Almeida Santos, Bastonário da OE (online)

Victor Pereira, Presidente da CM Covilhã

Mário Raposo, Reitor da UBI

Lídia Santiago, Vice-presidente Nacional da OE

Isabel Lança, Presidente da Região Centro da OE

15h30 | As mulheres e raparigas na Engenharia da UBI

Amélia Augusto, Vice-Reitora da UBI para a Igualdade

15h50 | Engenharia vs Engenheiras

Adriana Ibarra – Costa Rica (online)

Florbela Costa – Suíça (online)

Carlota Salomão – Moçambique (online)

Cláudia Gaspar – Portugal

Maria Fernanda Camposeco – Guatemala

Isabel Lança – Portugal

Lídia Santiago – Portugal

17h50 – Debate | Mesa-redonda “Valorização e Transferência de Conhecimento: o papel da Engenheira”

Isabel Lança

Maria Fernanda Camposeco

Cláudia Gaspar

Constança Rigueiro

Moderadoras: Lídia Santiago, Vice-presidente Nacional da OE e Marisa Dinis de Almeida, UBI

18h15 | Encerramento

18h20 | Cocktail

O evento enquadra-se nas atividades do Programa INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, um projeto liderado pela Universidade de Coimbra, cofinanciado pelo CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.