AEMITEQ PROMOVE WORKSHOP SOBRE OS PLÁSTICOS E OS MICROPLÁSTICOS NO SETOR AGROALIMENTAR

No próximo dia 22 de junho, a AEMITEQ irá realizar um workshop subordinado ao tema "Os plásticos e os microplásticos no agroalimentar - desafios e soluções". A iniciativa terá lugar na incubadora COM.ESTRELA, localizada em Seia, pelas 14h30. As inscrições já se encontram abertas.

20 junho, 2023≈ 4 mins de leitura

O programa do workshop "Os plásticos e os microplásticos no agroalimentar - desafios e soluções" contará com a presença de duas empresas do setor alimentar, nomeadamente, Queijos Lagos e Casa da Prisca, para abordar os temas “A realidade no setor dos queijos” e “A realidade no setor dos enchidos”.

Para além da participação destas entidades, contará também com a comunicação online sobre “Os microplásticos no uso alimentar”, protagonizada por uma doutoranda da Escola Superior Agrária de Coimbra do Instituto Politécnico de Coimbra, que, atualmente, está a fazer o seu doutoramento na área dos microplásticos na agricultura, na Universidade de Wageningen, localizada nos Países Baixos. E, ainda, com o painel “Os plásticos e microplásticos – gestão do ciclo de vida dos plásticos”.

A iniciativa contará, também, com a mesa-redonda que intitula o workshop “Os plásticos e os microplásticos no agroalimentar - desafios e soluções”.

INSCRIÇÕES

A participação no workshop é gratuita, mas carece de inscrição prévia, através do preenchimento do formulário, disponível aqui.

14h00 | Credenciação

14h30 | “Os plásticos e microplásticos – gestão do ciclo de vida dos plásticos”

Rui Cecílio, AEMITEQ

14h50 | “Os microplásticos no uso alimentar”

Inês Leitão, ESAC-IPC, Wageningen University

15h15 | A realidade no setor dos queijos

Luís Lagos, Queijos Lagos

15h35 | A realidade no setor dos enchidos

Fábio Reis, Casa da Prisca

16h00 | Coffee break

16h20 | Mesa-redonda “Os plásticos e os microplásticos no agroalimentar - desafios e soluções”

Moderador: Rui Cecílio, AEMITEQ

17h30 | Encerramento

O Workshop "Os plásticos e os microplásticos no agroalimentar - desafios e soluções" enquadra-se nas atividades do Programa INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, um projeto liderado pela Universidade de Coimbra, cofinanciado pelo CENTRO 2020 - Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.