MAREFOZ CELEBRA O SEU 7º ANIVERSÁRIO COM EVENTO DEDICADO AO HUB AZUL NA FIGUEIRA DA FOZ

A Universidade de Coimbra está a celebrar hoje, no Campus da Figueira da Foz e na IEFF, o 7.º Aniversário do MAREFOZ sob o tema “Hub Azul da Costa Atlântica: Estratégia regional para uma economia azul sustentável” que contará com a presença de Isabel Damasceno, Presidente da CCDR Centro.

15 fevereiro, 2023≈ 4 mins de leitura

O evento comemorativo do 7.º aniversário do Laboratório MAREFOZ, da Universidade de Coimbra, arrancou hoje com a manhã dedicada ao debate sobre o HUB AZUL da Costa Atlântica, tendo como protagonistas da primeira mesa redonda os grandes parceiros do Laboratório MAREFOZ: Jorge Brito, Secretário Executivo da CIM Região de Coimbra, Luís Simões da Silva, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, Eduardo Feio, Presidente do Porto da Figueira da Foz, Nuno Lopes, Presidente do Conselho Empresarial da Região de Coimbra. A iniciativa está a decorrer na cidade da Figueira da Foz, na IEFF, sob o tema “Hub Azul da Costa Atlântica: Estratégia Regional para uma Economia Azul Sustentável”, que contará, na parte da tarde, com a presença do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, e da Presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno, que farão parte do painel de sessão de encerramento.

Inserida no âmbito do projeto INOVC+ - Ecossistema de Inovação Inteligente e da Estratégia do UC MAR – Valorização e transferência de I&D+i ao serviço da Economia Azul da Universidade de Coimbra, esta iniciativa tem como objetivo dar a conhecer os resultados e o impacto económico e social do trabalho desenvolvido pelo Laboratório MAREFOZ nos últimos 7 anos, bem como despertar e mobilizar os stakeholders nacionais e regionais para a importância da Economia azul.

A escolha do tema “HUB Azul da Costa Atlântica” pretende refletir e alertar para a necessidade de construir para Portugal e em especial para a região, um futuro suportado numa Economia Azul competitiva e sustentável, mas também coesa e inclusiva, em estreita ligação às universidades e centros de I&D da Região de Coimbra.

O MAREFOZ é um projeto, fundado em 2016, que se afirmou como um laboratório de investigação de grande importância, que permite a colaboração entre o meio académico e empresarial, promovendo o uso sustentável de recursos e a literacia dos oceanos, com um foco bastante acentuado na comunidade escolar.

O evento enquadra-se no âmbito das atividades do INOVC+: ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO INTELIGENTE DA REGIÃO CENTRO , um projeto liderado pela Universidade de Coimbra cofinanciado pelo CENTRO 2020 - Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.