Uma viagem aos mundos da ciência e tecnologia que não pode perder!

Em outubro, entre os dias 10 e 16, junte-se a nós na celebração do conhecimento, da curiosidade e da criatividade.

O Festival Internacional de Ciência de Oeiras, FIC.A, tem a sua 2ª edição em 2022. Este ano acontece no Hub-Act, Oeiras.

A Universidade de Coimbra, coordenada pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar, está novamente representada no FIC.A, desta vez, por mais de 100 investigadores/as distribuídos por quase 30 atividades durante os sete dias do evento.

Programa

10 outubro

As mitocôndrias mais aceleradas e brilhantes do planeta!

Coordenadores da atividade: Ana I. Duarte e Paulo J. Oliveira

Resumo da atividade: Através de atividades mãos-na-massa e de um jogo didático, iremos explorar a importância da mitocôndria- o motor das nossas células.

Unidades de I&D: CNC

Dormir FICA-te bem!

Coordenadora Responsável: Ana Rita Álvaro

Resumo da atividade: De acordo com a Associação Portuguesa do Sono, 20% dos portugueses tem dificuldade em dormir e mais de 60% foi diagnosticado com distúrbios do sono. Assim, com esta atividade pretendemos estimular a literacia em saúde no domínio do sono, esclarecendo os benefícios de um sono de qualidade para uma vida saudável.

Unidades de I&D: CNC

(Less)Plastic Brain

Coordenadora Responsável: Catarina Miranda

Resumo da atividade: Curta-metragem fará referência à contaminação global dos plásticos e contaminantes, doenças que podem causar, e o que podemos fazer para evitar que esta contaminação se propague ainda mais.

Unidades de I&D: CNC, CEMMPRE, MARE UC

11 outubro

Bugalhos: Um condomínio muito animado!

Coordenador da Atividade: Francisco Núñez

Resumo da atividade: Os bugalhos são galhas, ou seja, estruturas formadas pelas plantas em reação à picada de um inseto. Mas, nem só os carvalhos apresentam galhas. Acompanhe-nos nesta aventura e venha descobrir quais são algumas das galhas que pode encontrar perto de si e a sua importância!

Unidades de I&D: CFE

A Muralha do Cérebro!

Coordenadora da Atividade: Rafaela Ferrão

Resumo da atividade: A atividade consiste numa batalha entre dois jogadores, num jogo tipo "air hockey". Associados a esta atividade temos óculos de realidade virtual com um vídeo interativo sobre o envelhecimento humano que é adequado para o público geral

Unidades de I&D: CNC

12 outubro

Se o cérebro pensa, o corpo sente!

Coordenador da Atividade: Marco Simões

Resumo da atividade: Com a atividade “Se o cérebro pensa, o corpo sente!” pretendemos despertar a atenção do público para o papel que o Sistema Nervoso Autónomo desempenha na regulação das funções fisiológicas que permitem a manutenção do equilíbrio do nosso corpo.

Unidades de I&D: CISUC

A Física da Visão e a visão da Física.

Coordenadora da Atividade: Hélène Léger

Resumo da atividade: Esta exposição tem como objetivo demonstrar o paralelismo entre a estrutura de um olho (estrutura óptica, e fotorreceptores) com a instrumentação de detecção de fotões usada na área de física de partículas.

Unidades de I&D: iCBR e LIP

Ameaças à perda de visão: principais células afetadas da taça de neurónios que é a retina.

Coordenadora da Atividade: Raquel Boia

Resumo da atividade: Esta atividade tem como objetivo mostrar o impacto da perda de visão no dia-a-dia normal das pessoas, com atividades práticas para toda a comunidade. Pretendemos mostrar a importância da investigação na área das Ciências da Visão.

Unidades de I&D: iCBR

13 outubro

O Cérebro do Avesso

Coordenadora da Atividade: Inês de Sousa Bernardino

Resumo da atividade: “O Cérebro do Avesso” é um jogo interativo que inclui dilemas, perguntas e enigmas sobre o cérebro e o seu funcionamento. Através deste jogo, os participantes irão familiarizar-se com conceitos usados nas neurociências. Nos diferentes elementos que compõem o jogo, serão abordados diversos temas, nomeadamente os nossos sentidos, a memória, as emoções, o processo de tomada de decisão e a imaginação.

Unidades de I&D: CIBIT

Envelhecer saudável: como e quando?

Coordenadora da Atividade: Ana Vieira

Resumo da atividade: Jogo didático, demonstrando as alterações fisiológicas ao longo do processo de envelhecimento e como as escolhas e estilo de vida têm impacto na saúde e autonomia à medida que avançamos na idade.

Unidades de I&D: MIA Portugal

Sensores colorimétricos para a deteção de aminas

Coordenador da Atividade: Cláudio Almeida

Resumo da atividade: As aminas estão presentes no nosso dia a dia nos produtos que comemos, nos compostos farmacêuticos e no nosso corpo, influenciando muitas funções biológicas . Nesta atividade, serão apresentados sensores colorimétricos fabricados em papel, que podem ser utilizados na deteção e identificação de diferentes aminas.

Unidades de I&D: CIEPQPF

Uma história de luz!

Coordenador da Atividade: João Pina

Resumo da atividade: Palestra e demonstração relacionada com processos de emissão de luz (fluorescência, fosforescência, quimioluminescência, bioluminescência) e suas aplicações no dia a dia.

Unidades de I&D: CQ

Recuperação de Telúrio a partir de Painéis Fotovoltaicos para produção de Nanopartículas

Coordenadora da Atividade: Inês Costa

Resumo da atividade: As nanopartículas são ferramentas que podem ser aplicadas em diferentes áreas da biomedicina, biotecnologia e optoeletrónica. Nesta atividade iremos apresentar uma exposição interativa, de forma a tornar a informação acessível ao público em geral.

Unidades de I&D: CIEPQPF

14 outubro

Novos formatos de intervenção psicológica para a prevenção e tratamento da depressão pós-parto.

Coordenadora da Atividade: Mariana Branquinho

Resumo da atividade: A Depressão Pós-Parto afeta cerca de uma em cada sete mulheres portuguesas e pode ter consequências negativas para a mãe, no desenvolvimento do bebé e para o sistema familiar. A atividade através de um quizz irá dinamizar o tema da maternidade e depressão pós-parto.

Unidades de I&D: CINEICC

Ossos do ofício!

Coordenador da Atividade: Vitor Matos

Resumo da atividade: Observação e manuseamento de ossos humanos com vista à identificação do seu perfil biológico – idade e sexo ­– lesões ósseas e patologias do esqueleto humano.

Unidades de I&D: CIAS

Presença de Microplásticos em Pinguins da Península Antártica

Coordenadora da Atividade: Joana Fragão

Resumo da atividade: Esta palestra aborda como é que a poluição que é produzida em Portugal e em outros países (hemisfério sul e hemisfério norte) está a afectar o ecossistema da Antártida.

Unidades de I&D: MARE UC

EUROVALUES - A importância dos valores europeus na ligação entre a Escola e a Universidade.

Coordenadora da Atividade: Clara Isabel Serrano

Resumo da atividade: A União Europeia é um dos grandes projetos de desenvolvimento da Humanidade. Contudo, na última década, assistiu-se a um aumento do discurso populista e da política de exclusão dentro das suas fronteiras, que tem impactado o futuro do projeto europeu. Tendo presente este contexto, o workshop EUROVALUES propõe-se divulgar o conhecimento, de forma a fomentar a ligação da Escola à Universidade de Coimbra.

Unidades de I&D: CEIS20 e CISUC

Antártida, um continente de ciência!

Coordenadores da Atividade: Joana Fragão, Débora Carmo e Hugo Guimaro

Resumo da atividade: Como é viver num continente gelado? Que seres habitam as águas frias do sul e a que ameaças estão expostas?

Unidades de I&D: MARE UC

Estratégia sustentável para o controlo de nemátodes fitoparasitas - ProBag

Coordenadora da Atividade: Carla Maleita

Resumo da atividade: Os nemátodes fitoparasitas são um fator limitante da produção agrícola mundial. Durante esta atividade os participantes terão a oportunidade de observar plantas infetadas e nemátodes ao microscópio estereoscópico (lupa), o processo de extração de nemátodes a partir de amostras de solo e as principais etapas para o desenvolvimento do sistema de libertação de nematodicidas naturais.

Unidades de I&D: CIEPQPF e CFE

Degradação de Património Cultural por Microrganismos

Coordenador da Atividade: Nuno Mesquita

Resumo da atividade: Os trabalhos da nossa equipa focam-se no estudo da deterioração de património cultural por microorganismos. Na nossa atividade pretendemos disponibilizar preparações de microscópio com culturas de organismos fúngicos obtidos a partir de património cultural degradado, para que as pessoas possam ver que organismos microscópicos causam danos a nível macroscópico.

Unidades de I&D: CFE

Plutão e os outros que para lá estão!

Coordenador da Atividade: Nuno Peixinho

Resumo da atividade: Em 1992 descobrimos que Plutão é realmente um membro de uma enorme cintura de corpos muito ricos em gelos: a Cintura de Kuiper, tendo já sido identificados cerca de 4000 corpos nessa cintura. Hoje procura-se comprovar ou refutar a existência de um nono planeta no nosso sistema solar ainda por detetar. Como é possível? Como se formaram? De que são feitos? Como evoluem? Como é sistema solar para além de Plutão?

Unidades de I&D: IA

15 outubro

A música e o momento - concerto/experiência.

Coordenadora da Atividade: Lígia Silva

Resumo da atividade: O estudo da percepção musical dedica-se a compreender de que forma atribuímos significado musical a um conjunto de sons. Esta atividade pode ser uma efetiva fonte de conhecimento, não só do ponto de vista da informação que é dada a conhecer ao público, como dos dados experimentais recolhidos nesse momento que poderão ser mais tarde disseminados.

Unidades de I&D: CEIS20

Minibioqs

Coordenadora da Atividade: Margarida Castro

Resumo da atividade: Nesta atividade far-se-ão experiências simples dentro do tema pretendido que envolvem, por exemplo: purificação de água, CO2 libertado para a atmosfera e chuvas ácidas, consumo de oxigénio, reaproveitamento/reciclagem de materiais. Esta atividade integra-se perfeitamente no espirito/lema de “miniBIOQS-Associação Ciência para Todos”.

Unidades de I&D: CQ

Ciência e Consciência: In vivo, in vitro e in silico

Coordenadora da Atividade: Mariana Coimbra

Resumo da atividade: Mesa redonda intitulada "Ciência e Consciência: In vivo, in vitro e in silico”, com o objetivo de refletir sobre as respostas da ciência às questões da construção subjectiva da experiência no ser vivo, nos modelos in vitro e "ex machina". A atividade terá como oradores o Professor Doutor Óscar Gonçalves - Consciência Humana, o Professor Doutor João Peça - Consciência Animal e o Professor Doutor Amílcar Cardoso - Consciência Artificial.

Unidades de I&D: CINEICC, CNC, CISUC

16 outubro

O impacto das alterações climáticas nas doenças cardiovasculares

Coordenadora da Atividade: Tânia Marques

Resumo da atividade: As doenças cardiovasculares são as principais responsáveis pela morbilidade e mortalidade em todo o mundo. Com a presente atividade, pretendemos alertar e sensibilizar o público para o impacto de diferentes fatores de risco no sistema cardiovascular, com recurso a modelos anatómicos interativos, construídos com materiais reciclados e reutilizados.

Unidades de I&D: iCBR

Os salteadores da iniciativa de cidadania europeia perdida.

Coordenadora da Atividade: Alexandra Aragão

Resumo da atividade: Escape room para mostrar de maneira lúdica e interativa a atuação da investigação, abordando a participação cidadã.

Unidades de I&D: IJ

Less Rare - Brain Flows for the Flawless

Coordenadora da Atividade: Catarina Miranda

Resumo da atividade: A doença Machado-Joseph é uma doença incapacitante com impactos dramáticos nos doentes e famílias e apresenta uma elevada incidência em Portugal, principalmente na Ilha das Flores, Açores mas também no continente.. Este espetáculo de dança irá ilustrar como a doença progride ao longo da vida e destacar a razão pela qual a investigação científica é tão importante para estes doentes.

Unidades de I&D: CNC

Mais informações consulte o website.