A journey into the worlds of science and technology that you can't miss!

In October, between the 10th and 16th, join us in the celebration of knowledge, curiosity and creativity.
The Oeiras International Science Festival, FIC.A, has its 2nd edition in 2022. This year it takes place in Hub-Act in Oeiras.

The University of Coimbra, coordinated by the Institute for Interdisciplinary Research, is again represented in FIC.A, this time by more than 100 researchers distributed by almost 30 activities during the seven days of the event.

Program

10th October

As mitocôndrias mais aceleradas e brilhantes do planeta!

Coordenadores da atividade: Ana I. Duarte e Paulo J. Oliveira

Resumo da atividade: Através de atividades mãos-na-massa e de um jogo didático, iremos explorar a importância da mitocôndria- o motor das nossas células.

Unidades de I&D: CNC

Dormir FICA-te bem!

Coordenadora Responsável: Ana Rita Álvaro

Resumo da atividade: De acordo com a Associação Portuguesa do Sono, 20% dos portugueses tem dificuldade em dormir e mais de 60% foi diagnosticado com distúrbios do sono. Assim, com esta atividade pretendemos estimular a literacia em saúde no domínio do sono, esclarecendo os benefícios de um sono de qualidade para uma vida saudável.

Unidades de I&D: CNC

(Less)Plastic Brain

Coordenadora Responsável: Catarina Miranda

Resumo da atividade: Curta-metragem fará referência à contaminação global dos plásticos e contaminantes, doenças que podem causar, e o que podemos fazer para evitar que esta contaminação se propague ainda mais.

Unidades de I&D: CNC, CEMMPRE, MARE UC

11th October

Bugalhos: Um condomínio muito animado!

Coordenador da Atividade: Francisco Núñez

Resumo da atividade: Os bugalhos são galhas, ou seja, estruturas formadas pelas plantas em reação à picada de um inseto. Mas, nem só os carvalhos apresentam galhas. Acompanhe-nos nesta aventura e venha descobrir quais são algumas das galhas que pode encontrar perto de si e a sua importância!

Unidades de I&D: CFE

A Muralha do Cérebro!

Coordenadora da Atividade: Rafaela Ferrão

Resumo da atividade: A atividade consiste numa batalha entre dois jogadores, num jogo tipo "air hockey". Associados a esta atividade temos óculos de realidade virtual com um vídeo interativo sobre o envelhecimento humano que é adequado para o público geral

Unidades de I&D: CNC

12th October

Se o cérebro pensa, o corpo sente!

Coordenador da Atividade: Marco Simões

Resumo da atividade: Com a atividade “Se o cérebro pensa, o corpo sente!” pretendemos despertar a atenção do público para o papel que o Sistema Nervoso Autónomo desempenha na regulação das funções fisiológicas que permitem a manutenção do equilíbrio do nosso corpo.

Unidades de I&D: CISUC

A Física da Visão e a visão da Física.

Coordenadora da Atividade: Hélène Léger

Resumo da atividade: Esta exposição tem como objetivo demonstrar o paralelismo entre a estrutura de um olho (estrutura óptica, e fotorreceptores) com a instrumentação de detecção de fotões usada na área de física de partículas.

Unidades de I&D: iCBR e LIP

Ameaças à perda de visão: principais células afetadas da taça de neurónios que é a retina.

Coordenadora da Atividade: Raquel Boia

Resumo da atividade: Esta atividade tem como objetivo mostrar o impacto da perda de visão no dia-a-dia normal das pessoas, com atividades práticas para toda a comunidade. Pretendemos mostrar a importância da investigação na área das Ciências da Visão.

Unidades de I&D: iCBR

13th October

O Cérebro do Avesso

Coordenadora da Atividade: Inês de Sousa Bernardino

Resumo da atividade: “O Cérebro do Avesso” é um jogo interativo que inclui dilemas, perguntas e enigmas sobre o cérebro e o seu funcionamento. Através deste jogo, os participantes irão familiarizar-se com conceitos usados nas neurociências. Nos diferentes elementos que compõem o jogo, serão abordados diversos temas, nomeadamente os nossos sentidos, a memória, as emoções, o processo de tomada de decisão e a imaginação.

Unidades de I&D: CIBIT

Envelhecer saudável: como e quando?

Coordenadora da Atividade: Ana Vieira

Resumo da atividade: Jogo didático, demonstrando as alterações fisiológicas ao longo do processo de envelhecimento e como as escolhas e estilo de vida têm impacto na saúde e autonomia à medida que avançamos na idade.

Unidades de I&D: MIA Portugal

Sensores colorimétricos para a deteção de aminas

Coordenador da Atividade: Cláudio Almeida

Resumo da atividade: As aminas estão presentes no nosso dia a dia nos produtos que comemos, nos compostos farmacêuticos e no nosso corpo, influenciando muitas funções biológicas . Nesta atividade, serão apresentados sensores colorimétricos fabricados em papel, que podem ser utilizados na deteção e identificação de diferentes aminas.

Unidades de I&D: CIEPQPF

Uma história de luz!

Coordenador da Atividade: João Pina

Resumo da atividade: Palestra e demonstração relacionada com processos de emissão de luz (fluorescência, fosforescência, quimioluminescência, bioluminescência) e suas aplicações no dia a dia.

Unidades de I&D: CQ

Recuperação de Telúrio a partir de Painéis Fotovoltaicos para produção de Nanopartículas

Coordenadora da Atividade: Inês Costa

Resumo da atividade: As nanopartículas são ferramentas que podem ser aplicadas em diferentes áreas da biomedicina, biotecnologia e optoeletrónica. Nesta atividade iremos apresentar uma exposição interativa, de forma a tornar a informação acessível ao público em geral.

Unidades de I&D: CIEPQPF

14th October

Novos formatos de intervenção psicológica para a prevenção e tratamento da depressão pós-parto.

Coordenadora da Atividade: Mariana Branquinho

Resumo da atividade: A Depressão Pós-Parto afeta cerca de uma em cada sete mulheres portuguesas e pode ter consequências negativas para a mãe, no desenvolvimento do bebé e para o sistema familiar. A atividade através de um quizz irá dinamizar o tema da maternidade e depressão pós-parto.

Unidades de I&D: CINEICC

Ossos do ofício!

Coordenador da Atividade: Vitor Matos

Resumo da atividade: Observação e manuseamento de ossos humanos com vista à identificação do seu perfil biológico – idade e sexo ­– lesões ósseas e patologias do esqueleto humano.

Unidades de I&D: CIAS

Presença de Microplásticos em Pinguins da Península Antártica

Coordenadora da Atividade: Joana Fragão

Resumo da atividade: Esta palestra aborda como é que a poluição que é produzida em Portugal e em outros países (hemisfério sul e hemisfério norte) está a afectar o ecossistema da Antártida.

Unidades de I&D: MARE UC

EUROVALUES - A importância dos valores europeus na ligação entre a Escola e a Universidade.

Coordenadora da Atividade: Clara Isabel Serrano

Resumo da atividade: A União Europeia é um dos grandes projetos de desenvolvimento da Humanidade. Contudo, na última década, assistiu-se a um aumento do discurso populista e da política de exclusão dentro das suas fronteiras, que tem impactado o futuro do projeto europeu. Tendo presente este contexto, o workshop EUROVALUES propõe-se divulgar o conhecimento, de forma a fomentar a ligação da Escola à Universidade de Coimbra.

Unidades de I&D: CEIS20 e CISUC

Antártida, um continente de ciência!

Coordenadores da Atividade: Joana Fragão, Débora Carmo e Hugo Guimaro

Resumo da atividade: Como é viver num continente gelado? Que seres habitam as águas frias do sul e a que ameaças estão expostas?

Unidades de I&D: MARE UC

Estratégia sustentável para o controlo de nemátodes fitoparasitas - ProBag

Coordenadora da Atividade: Carla Maleita

Resumo da atividade: Os nemátodes fitoparasitas são um fator limitante da produção agrícola mundial. Durante esta atividade os participantes terão a oportunidade de observar plantas infetadas e nemátodes ao microscópio estereoscópico (lupa), o processo de extração de nemátodes a partir de amostras de solo e as principais etapas para o desenvolvimento do sistema de libertação de nematodicidas naturais.

Unidades de I&D: CIEPQPF e CFE

Degradação de Património Cultural por Microrganismos

Coordenador da Atividade: Nuno Mesquita

Resumo da atividade: Os trabalhos da nossa equipa focam-se no estudo da deterioração de património cultural por microorganismos. Na nossa atividade pretendemos disponibilizar preparações de microscópio com culturas de organismos fúngicos obtidos a partir de património cultural degradado, para que as pessoas possam ver que organismos microscópicos causam danos a nível macroscópico.

Unidades de I&D: CFE

Plutão e os outros que para lá estão!

Coordenador da Atividade: Nuno Peixinho

Resumo da atividade: Em 1992 descobrimos que Plutão é realmente um membro de uma enorme cintura de corpos muito ricos em gelos: a Cintura de Kuiper, tendo já sido identificados cerca de 4000 corpos nessa cintura. Hoje procura-se comprovar ou refutar a existência de um nono planeta no nosso sistema solar ainda por detetar. Como é possível? Como se formaram? De que são feitos? Como evoluem? Como é sistema solar para além de Plutão?

Unidades de I&D: IA

15th October

A música e o momento - concerto/experiência.

Coordenadora da Atividade: Lígia Silva

Resumo da atividade: O estudo da percepção musical dedica-se a compreender de que forma atribuímos significado musical a um conjunto de sons. Esta atividade pode ser uma efetiva fonte de conhecimento, não só do ponto de vista da informação que é dada a conhecer ao público, como dos dados experimentais recolhidos nesse momento que poderão ser mais tarde disseminados.

Unidades de I&D: CEIS20

Minibioqs

Coordenadora da Atividade: Margarida Castro

Resumo da atividade: Nesta atividade far-se-ão experiências simples dentro do tema pretendido que envolvem, por exemplo: purificação de água, CO2 libertado para a atmosfera e chuvas ácidas, consumo de oxigénio, reaproveitamento/reciclagem de materiais. Esta atividade integra-se perfeitamente no espirito/lema de “miniBIOQS-Associação Ciência para Todos”.

Unidades de I&D: CQ

Ciência e Consciência: In vivo, in vitro e in silico

Coordenadora da Atividade: Mariana Coimbra

Resumo da atividade: Mesa redonda intitulada "Ciência e Consciência: In vivo, in vitro e in silico”, com o objetivo de refletir sobre as respostas da ciência às questões da construção subjectiva da experiência no ser vivo, nos modelos in vitro e "ex machina". A atividade terá como oradores o Professor Doutor Óscar Gonçalves - Consciência Humana, o Professor Doutor João Peça - Consciência Animal e o Professor Doutor Amílcar Cardoso - Consciência Artificial.

Unidades de I&D: CINEICC, CNC, CISUC

16th October

O impacto das alterações climáticas nas doenças cardiovasculares

Coordenadora da Atividade: Tânia Marques

Resumo da atividade: As doenças cardiovasculares são as principais responsáveis pela morbilidade e mortalidade em todo o mundo. Com a presente atividade, pretendemos alertar e sensibilizar o público para o impacto de diferentes fatores de risco no sistema cardiovascular, com recurso a modelos anatómicos interativos, construídos com materiais reciclados e reutilizados.

Unidades de I&D: iCBR

Os salteadores da iniciativa de cidadania europeia perdida.

Coordenadora da Atividade: Alexandra Aragão

Resumo da atividade: Escape room para mostrar de maneira lúdica e interativa a atuação da investigação, abordando a participação cidadã.

Unidades de I&D: IJ

Less Rare - Brain Flows for the Flawless

Coordenadora da Atividade: Catarina Miranda

Resumo da atividade: A doença Machado-Joseph é uma doença incapacitante com impactos dramáticos nos doentes e famílias e apresenta uma elevada incidência em Portugal, principalmente na Ilha das Flores, Açores mas também no continente.. Este espetáculo de dança irá ilustrar como a doença progride ao longo da vida e destacar a razão pela qual a investigação científica é tão importante para estes doentes.

Unidades de I&D: CNC

More information is available on the website.