Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

  • Conhecer os aspetos mais importantes da evolução das ciências, analisando o seu desenvolvimento como parte da experiência intelectual e social da humanidade.
  • Desenvolver competências avançadas de investigação no domínio científico da História das Ciências e Educação Científica.
  • Promover a aquisição de métodos de trabalho de acordo com as tendências atuais da historiografia e da pedagogia, com vista à investigação em unidades nacionais ou internacionais e inserção profissional em instituições de ensino formal, de divulgação da Ciência e Tecnologia, redes de programação de cultura e ciência (públicas e privadas) e noutros centros difusores e utilizadores da ciência.
  • Identificar, preservar e mostrar o património histórico-científico português (museológico e documental).
  • Estimular a leitura e escrita científica bem como a apropriação e o aprofundamento críticos dos conteúdos científicos, com o desenvolvimento de trabalho autónomo de pesquisa em contextos multidisciplinares, quer nacionais quer internacionais.

Regulamento

Adenda Este documento é uma adenda ao acordo de cooperação.
Regulamento Este documento visa estabelecer regras sobre a organização, funcionamento e procedimentos do Doutoramento em História das Ciências e Educação Científica.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia será feito nos termos estabelecidos pelos Regulamentos de Estudos e dos Programas de Doutoramento das UA e UC, instituídos quer pelo Decreto-­Lei 74/2006, alterado pelo Decreto-­Lei nº 107/2008, de 25 de junho e pelo Decreto-­Lei nº230/2009, de 14 de setembro, quer pelo Regulamento Académico da Universidade de Coimbra (Regulamento nº 344/2010, Diário da República, II Série, de 12 de abril de 2010), e pelo Regulamento de Estudos da Universidade de Aveiro (Regulamento nº 214/2012, Diário da República, II Série, de 5 de junho de 2012).

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e pelo Decreto-Lei n.º 230/2009, de 14 de Setembro; Portaria n.º 782/2009, de 23 de julho.

Regras de Avaliação e Classificação

As Regras de avaliação e classificação são as definidas nos termos estabelecidos pelo Regulamento Académico da Universidade de Coimbra (Regulamento nº 344/2010, Diário da República, II Série, de 12 de abril de 2010), e pelo Regulamento de Estudos da Universidade de Aveiro (Regulamento nº 214/2012, Diário da República, II Série, de 5 de junho de 2012).

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O curso é constituído, no primeiro semestre, por três unidades curriculares fixas na área científica de História das Ciências e Educação Científica e uma unidade curricular de Opção Livre. A Opção Livre será oferecida pelas duas universidades, do conjunto de unidades curriculares dos respetivos cursos graduados. A opção será feita pelos estudantes em função das suas necessidades específicas para prosseguimento de estudos. Estas quatro unidades curriculares perfazem um total de 24 ECTS obrigatórios e 6 ECTS livres. No segundo semestre os estudantes realizarão um Projeto de Investigação, correspondendo a 30 ECTS. O segundo e terceiro ano do programa doutoral são destinados à realização de uma tese, correspondendo a um total de 120 ECTS.