/ Ensino / Programas Doutorais

Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas

A fim de explorar os direitos humanos nas sociedades contemporâneas, uma multiplicidade de locais de produção de conhecimento deve ser necessariamente considerada. A nossa crença na importância de reforçar a interseccionalidade orientou-nos para conceber este programa de doutoramento como um esforço conjunto do CES e do Instituto para a Investigação Interdisciplinar (IIIUC). A missão interdisciplinar que caracteriza o IIIUC enquadra-se no âmbito e abordagem deste programa de doutoramento, oferecendo conhecimentos de alta qualidade e experiência diversificada numa série de áreas, ambas (experiência e especialização) serão inspiradoras para futuros estudantes e pessoal atual.

O Programa Doutoral em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas começou em 2013-2014 e foi acreditado pela Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 2020 durante 6 anos. O Programa é oferecido numa base bienal, abrindo assim uma nova edição de dois em dois anos. As edições de 2013/2014, 2015/2016 e 2017/18 foram financiadas pela FCT. Este Programa é lecionado apenas em inglês (aulas, ensaios, teses e defesa).

Objetivos

Visa-se com esta oferta curricular apoiar o desenvolvimento da excelência académica não-positivista e multidisciplinar no campo dos direitos humanos, mas também promover junto dos estudantes em várias perspetivas da história, teorias, políticas, instituições e práticas dos direitos humanos em diferentes contextos. Procura-se proporcionar aos estudantes um currículo de vanguarda em matéria de direitos humanos, promovendo perspetivas metodológicas que combinem compreensões teóricas e práticas dos direitos humanos com perspetivas críticas, interculturais e transformadoras.

Os estudantes do Curso de 3º Ciclo em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas adquiram conhecimento profundo da história, teorias, políticas, instituições e práticas dos direitos humanos, bem como dos fatores inibidores económicos, sociais e culturais. Serão capazes de compreender e compreender e envolver-se em controvérsias públicas que abordam questões de direitos humanos que surgem a nível local, nacional, regional e global. Promove-se ferramentas teóricas, práticas e metodológicas para avaliar situações de direitos humanos de várias perspetivas em diferentes contextos.

Com esta oferta desenvolveram competências de investigação interdisciplinar no domínio dos direitos humanos em particular e das ciências sociais e humanidades em geral. Terão maior capacidade para formar outras pessoas interessadas em como fazer uso, defender e/ou conduzir investigação sobre direitos humanos.

Direção do Curso

Doutor José Manuel Marques Silva Pureza

Doutora Silvia Rodriguez Maeso

Duração do Ciclo de Estudos

8 semestres

Regulamentos

Os Programas de Doutoramento do CES regem-se pelos regulamentos académicos da Universidade de Coimbra e pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar.

Candidaturas

As candidaturas pela este programa doutoral voltam a abrir no ano letivo 2025/2026.