/ Ensino / Programas Doutorais

Desenvolvimento Sustentável da Floresta

O Programa Doutoral em Desenvolvimento Sustentável da Floresta é uma oferta formativa resultante da associação entre a UC e a UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) no âmbito de uma iniciativa interdisciplinar estratégica, enquadrada na necessidade de dar resposta às diferentes dimensões da floresta: social, económica, ambiental e tecnológica. Este Programa Doutoral conta ainda com a colaboração e o apoio de diversas indústrias de madeira e da Cortiça (Amorim e Navigator company) e de institutos ligados aos recursos energéticos, como por exemplo o ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e Florestas).

Objetivos do Curso

Os objetivos gerais deste doutoramento resultam das dinâmicas socioeconómicas comuns a toda a Europa e em particular em Portugal, relativas ao envelhecimento da população e à desertificação humana das zonas interiores de território rurais. Assim pretende-se:

- Reforçar a formação e a capacitação dos recursos humanos que possam constituir-se como motores de desenvolvimento dos espaços rurais interiores;

-Criar competências para identificar, quantificar, e gerir os recursos naturais dos territórios rurais;

-Reforçar a gestão dos recursos naturais alicerçada na transferência do conhecimento científico;

-Estimular dinâmicas sustentáveis, alicerçadas no aproveitamento eficiente dos recursos naturais associados à floresta, que contrariem a inatividade e o subaproveitamento vigente, identificando oportunidades de investimento;

-Unir sinergias e recursos de ambas as universidades, num sinal claro de diálogo e trabalho cooperante, entre duas regiões desafiantes de Portugal (Norte e Centro).

Duração Ciclo de Estudos

6 semestres

Regulamento

Acordo de Cooperação Este documento visa estabelecer regras sobre a organização, funcionamento e procedimentos do Doutoramento em Desenvolvimento Sustentável da Floresta.

Direção do Curso

Doutora Cristina Nabais (Universidade de Coimbra)

Doutor José Tadeu Marques Aranha (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)

O curso não funcionará no ano lectivo 2023/2024.

Vagas

1ª Fase: 5 vagas

2ª Fase: 5 vagas

3ª Fase: 5 + vagas sobrantes

Fase Extraordinária: vagas sobrantes

O curso só funcionará no presente ano letivo se for atingido o número mínimo de estudantes inscritos (3 alunos).

Prazo para candidaturas

1ª Fase: 1 de março a 1 de abril de 2024

2ª Fase: 3 de junho a 15 de julho de 2024

3ª Fase: 2 a 13 de setembro de 2024

Fase Extraordinária: 22 a 29 de outubro de 2024