No século XIX, reconhecendo a importância das plantas medicinais, Júlio de Sacadura Bot­te (Professor de Materia Medica, Pharmacologia e Pharmacia, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra) solicitou a Júlio Henriques (Diretor do Jardim Botânico e Professor de “Botânica Médica”), a elaboração de um herbário de plantas medicinais, para que os alunos de medicina pudes­sem conhecer as plantas que estiveram na origem de vários medicamentos. Deste modo, Júlio Henriques incumbiu o seu jardineiro chefe, Adolfo Moeller, de construir e organi­zar o Herbário Médico consoante as propriedades terapêuticas das plantas. Este herbário do séc. XIX, com 998 exemplares de 771 espécies, trata-se de uma coleção histórica única que nos dá a conhecer as espécies de plantas que estiveram na origem de medicamentos.

Dada a relevância deste património selecionámos 12 espécies das quais se identificaram e isolaram moléculas que vieram a integrar a composição de medicamentos bem conhecidos, para constarem nesta coleção de 4 prismas triangulares.

Deste modo, em jeito de homenagem a Júlio de Sacadura Bot­te, escolhemos a sua data de nascimento para inaugurar os painéis no Jardim Botânico. Esta inauguração terá lugar no próximo dia 23 de abril de 2024 pelas 17h na Alameda das Tílias, num espaço paralelo entre a Escola Médica e a Alameda.

Antes da inauguração haverá uma mesa-redonda com a participação de 5 convidados de áreas interdisciplinares: Edgar Pratas CHUC/FMUC, Henrique Girão iCBR/CIBB/FMUC, João Farminhão CFE/JBUC, Paulo Oliveira CNC/CIBB/UC e Teresa Cruz CNC/CIBB/FFUC. A sessão será moderada por Célia Cabral iCBR/CIBB/FMUC. Esta mesa-redonda será uma conversa informal onde se irão debater várias temáticas relacionadas com as plantas medicinais.

A organização do evento é da autoria de Laura Mendonça, Carla Varela e Célia Cabral.